sexta-feira, 13 de julho de 2012

ABRE O ÔIO BUGRADA HOJÉ É SEXTA FEIRA 13

Hoje é sexta-feira 13. Dizem que é dia de "azar". E o que é o "azar"? É a propensão para acontecerem coisas desagradáveis. Todas as pessoas que hoje tiverem um furo no carro, perderem o chapéu de chuva ou escorregarem numa casca de banana, encontrarão quem atribua o facto aos misteriosos efeitos da sexta-feira 13.

Por estranho que pareça, encontramos gente receosa da sexta-feira 13 entre religiosos, agnósticos e ateus. Claro está que não me atrevo a demover ninguém das suas crenças, mas fico sempre admirado com a velha receita portuguesa da "cautela e caldos de galinha", que "nunca fizeram mal a ninguém". E que sempre me recitam se me atrevo a sorrir dos azares de sexta-feira 13.

Ao mesmo tempo, acho fascinante que numa época em que o conhecimento é acessível a toda a gente (pela TV, Internet, livros, revistas, jornais, rádio, pela escolarização), os temores pré-históricos persistam e haja ainda tanta gente que suspeite de sinistras forças invisíveis que agem á revelia do ser humano com o intuito maquiavélico de lhe furar pneus, fazer perder chapéus de chuva ou escorregar em cascas de banana. E que, como se não bastasse, podem ser "esconjuradas" com artefactos tais como ferraduras, pés de coelho, trevos de quatro folhas e outros. Por conta da crendice, existem animais em extinção. Os rinocerontes, em África, perdem a vida por causa da imponente defesa de que a natureza os dotou, porque alguém entendeu que é mágica. Cá em Portugal há quem ganhe a vida a caçar víboras para as respectivas cabeças serem vendidas como amuleto.

A má fama da sexta-feira 13 deve-se, segundo se julga, a uma série de coincidências com esse número, esse dia da semana e do mês. Jesus de Nazaré foi crucificado a uma sexta-feira e na Última Ceia achavam-se 13 pessoas à mesa. A Ordem dos Templários começou a ser perseguida a 13 de Outubro de 1307, numa sexta-feira.

Quem tenha gasto dinheiro num amuleto "anti sexta-feira 13", ou em "materiais" para os chamados "banhos de descarga", caso no dia de hoje tenha alguma coisa a correr-lhe menos bem, o que fará? Queixar-se-á à Defesa do Consumidor? À ASAE? Eu acho que será absolutamente legítimo! A menos que o amuleto leve um aviso: "Não se garante eficácia a 100%. Em sextas-feiras 13 particularmente aziagas, as forças maléficas ocultas podem ocasionalmente levar a furos em pneus, guarda-chuvas transviados ou escorregadelas. Aconselha-se um amuleto para proteger este amuleto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário