segunda-feira, 2 de julho de 2012

BALANÇO 'FUNERÁRIO EM CUIABÁ - Junho fecha com 31 assassinatos na Grande Cuiabá

O mês de junho fechou com 31 assassinatos na Grande Cuiabá, sendo 21 na Capital e10 em Várzea Grande. Incluindo um latrocínio (roubo seguido de morte),  uma média superior a uma execução diária. A quantidade de assassinatos é a mesma do mês anterior, indicando que as execuções nas duas cidades continuam em alta.

Em maio, por sua vez, teve dois latrocínios sendo um em cada município. O índice teve uma leve queda em comparação com abril que fechou com 34 assassinatos. O semestre terminou com 190 assassinatos, sendo a maior parte na Capital.

Pelos cálculos de policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os assassinatos estão distribuídos de forma proporcional em relação as duas cidades. 

O que chama a atenção dos policiais é que os crimes por motivos fúteis – brigas em bares em consequência de discussões envolvendo pessoas embriagadas - diminuíram, mas aumentou a quantidade de execuções envolvendo usuários de entorpecentes.

As execuções motivadas pelo tráfico de drogas lideram os homicídios nas duas cidades, chegando a quase metade das execuções.

O último caso, por exemplo, no bairro CPA III, o jovem Jean Alexandro Ferreira Bastos, 28, foi morto a tiros por causa de dívidas de entorpecentes. Ele se enquadra no perfil das vítimas – jovens até 30 anos que, em alguns casos praticam furto para sustentar o vício.

Os crimes passionais (motivados por paixão) também estão entre os principais casos registrados no mês. Para policiais da DHPP, o crime passional é mais fácil deser esclarecido, uma vez que são pessoas próximas que o praticaram enquanto que os relacionados ao tráfico, as testemunhas pouco falam com medo de represálias.

Apesar do número elevado de homicídios, a DHPP ainda consegue esclarecer uma média de 90%, um índice que deixa a Delegacia de Cuiabá como a de melhor aproveitamentodo país.

midianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário