quarta-feira, 11 de julho de 2012

TUNEL DO TEMPO - Mate a saudade de guloseimas dos anos 80

Quem foi criança ou adolescente nos anos 80, no Brasil, não tem como não se lembrar da curiosidade ao abrir a embalagem do chocolate Surpresa e se apressar para saber qual era o bicho em relevo no doce, não é mesmo? E ainda tinha um cartão com a foto e uma série de informações sobre alguma espécie de animal, inclusive já extinta, para colecionar. Bem, o R7 resolveu voltar no tempo e resgatar guloseimas que saíram de circulação, mas fizeram a alegria dos pequenos daquela década. Por isso, não entram aqui outras delícias igualmente inesquecíveis, como guarda-chuvinha de chocolate,  pirulito Deep Lick, salgados "de vento" mandiopã, chocolate Milk Bar (o inesquecível Lolo), que voltaram às prateleiras e aos balcões de bares nos últimos anos.
O sorvete fura-bolo, no formato de uma mão, é do comecinho da década de 80. Por isso, só os mais velhos se lembrarão do seu sabor azedinho de morango, combinado com a pontinha de chocolate. Como ele, outros picolés antológicos, como o calippo, também saíram de circulação.


Azedinho também eram os pequeninos quadradinhos, cada um de uma cor, que vinham no saquinho do Minichicletes Adams. A graça era abrir a embalagem e enfiar na boca, de uma vez só, uma porção. Era ou não era?
Entre os refrigerantes, há vários "dinossauros" que foram extintos das geladeiras dos bares brasileiros, com o passar dos anos. Pop Laranja é apenas um deles. Cherry Coke, Gini, Crush, Grapette são outros bons exemplos mais velhos. A maioria desses desapareceu no início dos anos 80.
Mas nem só as grandes marcas alimentares tinham seus hits nos botecos das esquinas brasileiras. Tentações açucaradas, como os suspiros industrializados, eram tão adorados quanto chocolates, chicletes e sorvetes. Duros como só, eles normalmente vinham como mostra a foto acima, nas cores branca e rosa. De vez em quando, ainda tinham uma bolinha metalizada na pontinha de cada biquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário