sexta-feira, 2 de março de 2012

Por 7 a 3, STF reabre inquérito contra Henry por suposto peculato


 Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reabriram nesta quinta, 1º de março, o inquérito contra o deputado federal Pedro Henry, presidente regional do PP, por peculato. O progressista é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela suposta contratação do piloto de seu avião particular como assessor do gabinete, em Brasília. A decisão foi tomada pelo STF por 7 votos a 3.
     A medida foi tomada após o MPF recorrer do despacho do relator Dias Toffoli que, em novembro de 2011, arquivou o inquérito sob alegação de que não houve crime. O ministro defende que houve falta administrativa decorrente de desvio de função.
     Os colegas, porém, repudiaram a decisão monocrática de Dias Toffoli, entre eles Ayres Britto e Joaquim Barbosa, para quem o relator deveria ter feito pedido formal ao MPF antes de proferir o despacho. Por outro lado, o mato-grossense Gilmar Mendes saiu em defesa de Dias Toffoli com alegação de que não é crime funcionário do gabinete trabalhar também como piloto.
     Ex-secretário estadual de Saúde, Henry é um dos 38 réus do processo do mensalão, escândalo que ganhou repercussão nacional em 2005. Os envolvidos são acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Fonte:rdnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário