segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CHACINA NA FRONTEIRA MARCA O FIM DE SEMANA NA REGIÃO DE CÁCERES- 'É desesperador', diz produtor sobre chacina e sede de fazenda incendiada

Corpos dos trabalhadores assassinados foram encontrados espalhados em fazenda (Foto: Arquivo Pessoal)
Clima de tensão e medo é o que o pecuarista Geraldo Pilate Alba, de 50 anos, denuncia estar vivenciando em sua fazenda, no distrito de Vila Cardoso, em Porto Esperidião, distante 358 quilômetros de Cuiabá. A área fica a 120 quilômetros da fronteira com a Bolívia e ele alega estar sofrendo constantes ameaças para deixar a área.

A fazenda foi herdada dos pais há mais de 40 anos e faz divisa com uma área de grilagem. “Estamos sendo coagidos, ameaçados e sofrendo violência. Os crimes estão se intensificando, é desesperador”, relatou ao G1.

Na última sexta-feira (14), três dos cinco homens contratados pelo pecuarista para reformar a casa sede da fazenda foram assassinados a tiros enquanto trabalhavam. Dois conseguiram fugir dos disparos e sobreviveram à chacina. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso, mas até o momento não há identificação de suspeitos envolvidos no crime.

Para Geraldo Pilate, o caso se torna mais agravante porque a reforma feita no local ocorre após um incêndio criminoso em 2011 que destruiu a casa, alojamento dos funcionários, dois barracões, um galpão e todo o maquinário.

“É uma lei de sobrevivência. Nos deparamos todos os dias com a criminalidade. Fui tentar retornar para o meu lar e já sofri uma retaliação por isso. Os avisos vieram antes e não pude fazer nada”, frisou.


Ocorre que, há algumas semanas, relatou o pecuarista, a porteira da fazenda dele, como também de outros produtores da Vila Cardoso, amanheceram com desenhos de cruzes, codinomes de traficantes, anúncios falsos em placas e cartazes de que a área estaria vazia.

Isso para ele, nada mais é que “uma pressão para que os fazendeiros abandonem suas habitações para que elas sejam invadidas”. Há dois anos, o pecuarista também teve a casa invadida e foi sequestrado. Levaram seu carro, R$ 5 mil e duas armas. Ele foi deixado a 15 quilômetros da fazenda.

Fazenda teria sido incendiada por grileiros em 2011 (Foto: Arquivo pessoal)
Geraldo Pilate Alba chegou a encaminhar uma carta a várias instituições, autoridades e políticos, onde fez um apelo para que "a região fosse mais bem amparada pelo lugar já ser considerado rota para o tráfico de drogas e armas”.

Por conta do incêndio, a família está morando em Cuiabá e o pecuarista garante que pretende voltar para Porto Esperidião. Todos os casos de ataques estão sendo investigados em inquéritos abertos pela Polícia Civil, mas não há suspeitos presos. O inquérito que apura o incêndio criminoso foi encaminhado para o Ministério Público Estadual e aguarda para ser oferecida ou não denúncia.

G1MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário