quinta-feira, 25 de março de 2010

QUADRILHA DESVIAVA DINHEIRO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CÁCERES !



Uma quadrilha que se apoderava de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi desarticulada pela Polícia Judiciária Civil, no município de Cáceres (225 km a Oeste), na tarde de terça-feira (23.03).


Quatro pessoas foram presas em flagrante quando tentavam sacar dinheiro do Programa, na agência do Banco do Brasil da cidade.

Foram presos Edmogenes Souza de Bergamini, 31, a esposa dele, Alessandra Luiz Bergamini, e os aposentados Henriqueta Pedrosa Silva, 57, e Jair Pereira, 59. Os aposentados são considerados “laranjas” do grupo investigado pela Gerência de Investigações Gerais (GIG) da Regional de Cáceres.

O delegado regional Percival Eleutério de Paula, informou que o trabalho era realizando há cerca de 2 meses. A Policia Civil de Cáceres monitorou Edmogenes e sua esposa Alessandra Luiz Bergamini e quando os dois “laranjas” sacavam o recurso do Pronaf, na agência do Banco do Brasil, foram autuados em flagrante.


Henriqueta e Jair receberam cerca de R$ 35 mil reais, cada, do Pronaf. Eles iriam ficar com 10 mil e o restante seria repassado à quadrilha.

“Na carteira de Edmogenes encontramos vários extratos bancários que indicam que os desfalques podem ser maiores”, disse o delegado Percival Eleutério.

O golpe consistia na falsificação de documentos de terras para solicitação de recursos do Pronaf em nome de “laranjas”. Segundo as investigações, Edmogenes Souza de Bergamini, morador de Pontes e Lacerda, recrutava pessoas em Cáceres, geralmente analfabetas e idosos.


De posse dos documentos pleiteava financiamentos do Pronaf junto ao Banco do Brasil. Outras pessoas são investigadas nos crimes, entre elas está uma bancária e o marido dela, dono de um escritório de contabilidade, que cuidava da falsificação dos papéis.

O flagrante foi encaminhado à Polícia Federal de Cáceres por se tratar de recurso do Governo Federal. Os presos vão responder por crime de estelionato e contra a ordem financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário