domingo, 24 de junho de 2012

POLITICA - Desgastado, Henry quer retomar poder em Cáceres


"Cacique progressista defende que Francis e Leonardo se unam para derrotar Fontes"




O deputado federal Pedro Henry (PP) está trabalhando para montar um “blocão” de oposição e, assim, reunir força política para retomar o poder em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). 

Mesmo com desgastes, após receber muitas críticas como secretário de Saúde do Estado e pelo fato de ser um dos réus do esquema Mensalão, Henry quer reunir no palanque oposicionista os pré-candidatos do PMDB e do PSD, que têm maior poder de fogo, e afirmou estar disposto a qualquer aliança para derrubar o atual prefeito, Túlio Fontes (DEM), que disputará a reeleição.

“Os dois principais opositores do prefeito, o Francis Maris (PMDB) e o Leonardo Albuquerque (PSD), têm conversado. Até dia 30, eu pretendo chegar com uma aliança ampla. Não adianta ter vários candidatos, que isso só beneficia a candidatura do atual administrador”, avaliou o deputado. “Nosso objetivo é caminhar todo mundo junto em oposição ao prefeito”, emendou.

Túlio Fontes conseguiu assumir a prefeitura após a cassação do registro de candidatura do irmão do cacique progressista, Ricardo Henry (PP), que havia sido reeleito em 2008. 

Ele foi cassado por ter contratado 380 pessoas sem concurso público, durante o período eleitoral. Com isso, Fontes, que era o segundo no pleito, assumiu a prefeitura. 

Agora, Henry aposta na união entre Francis e Leonardo para derrotar Fontes. Para tanto, ele sugere que um dos dois abra mão de disputar para apoiar o outro, tendo como recompensa a vaga de candidato a vice-prefeito ou mesmo apoio para a candidatura de deputado nas eleições de 2014.

“Pode ser que um seja contemplado na chapa do outro como vice, ou deixe para ir para a estadual em 2014. A gente faz qualquer tipo de composição. Estou disposto a ajudar para que a gente possa retomar o poder lá e levar Cáceres para um cenário melhor. Infelizmente, lá é um desastre total”, afirmou o deputado.

Nos bastidores, os comentários são de que o deputado federal está trabalhando para viabilizar uma candidatura do PMDB, com vice indicado pelo PP. Nesse caso, não haveria espaço para o novato Leonardo Albuquerque na chapa – de modo que, se ele topasse o “acordão”, acabaria adiando seus planos de estreia no cenário político para 2014. 

Henry negou os rumores e disse que não há nenhuma tendência, e que tudo será resolvido com diálogo. Ele disse que seu grupo político encomendou pesquisas qualitativas para ajudar na definição do quadro, e que analisará todos os aspectos. 

O cacique progressista informou, ainda, que em Cuiabá, a tendência é que o PP acabe selando a aliança com o pré-candidato do PSDB, o deputado estadual Guilherme Maluf.


midianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário