quarta-feira, 30 de maio de 2012

DEMORÔ MAS CHEGOU POR AQUI - Cuiabanas começam contagem regressiva para a "Marcha das Vadias"

Em prol dos direitos da mulher, a Marcha das Vadias já está com contagem regressiva para chegada em Cuiabá, com hora e local marcados para o sábado (2) às 16h na Praça Maria Taquara, na região central, em Cuiabá.

Esse é a primeira marcha em Cuiabá, evento que luta pela liberdade e igualdade de expressão corporal e intelectual da mulher, que mesmo no século XXI ainda enfrenta uma série de pré-conceitos e dificuldades em firmar seus direitos.

O evento já rodou o mundo todo e está sendo organizado na capital pelas estudantes de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A expectativa é que 400 mulheres se reúnam em concentração nas ruas em prol da igualdade.

A marcha das vadias, também conhecida como “Slutwalk”, foi iniciada no Canadá após um oficial do Exército ter realizado um comentário sugestivo, de que algumas mulheres sofriam violência sexual por se vestirem como ‘vadias’.

A fala causou revolta entre o gênero e uma reação em cadeia como protesto às falas consideradas machistas e que desrespeita as vítimas de abuso.

O movimento causa grande polêmica entre a popuação e divide opiniões entre os que consideram a marcha um equívoco pela forma como é realizada, desde a escolha do nome até pelo objetivo da luta, e os que consideram o movimento justo pela luta pela igualdade e pelo direito acima de tudo de expressão e respeito.

O evento é aberto e terá início às 16 horas e percorrerá as principais ruas da capital. Quem se interessar é só ingressar na comunidade da página virtual do Facebook com "Marcha das Vadias" para ficar sabendo de maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário