quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ESPÍA OQUE ROLA ATRÁS DAS CORTINAS DA POLITICA NA COLUNA DO GONZAGÃO ........XÓOORA NEGADA !


Deputado Estadual para Cáceres Já!
24/10/2012
Passada a eleição municipal e o julgamento do Mensalão, que zeraram a história política das ultimas duas décadas em Cáceres, chegou o momento dos que querem melhorias para a cidade, se unirem em torno do projeto para a retomada da representação política local em nível estadual. O Jornal Oeste, reforçando o seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento de Cáceres, está lançando a campanha “Deputado Estadual para Cáceres Já”.

Adesivo

A primeira ação da campanha será um adesivo para carros e motos e um anúncio institucional nos veículos de comunicação que se engajarão na luta. Para que nossa meta seja atingida, será fundamental a sua participação. Se você tiver carro ou moto, cole um adesivo e defenda a idéia na sua família, entre amigos e clientes.

Justificativa

Quando for defender essa bandeira seja objetivo. Diga que o prefeito sozinho não consegue administrar bem uma cidade. Ele precisa do apoio do governo estadual e federal e a pessoa que tem essa função é o deputado. Por isso é importante elegermos não apenas um, mais dois deputados estaduais, e se possível um deputado federal.

Tempo

Até 2014, é possível que o número de eleitores da cidade chegue a 65 mil, e isso é o suficiente para elegermos dois deputados estaduais e um federal. Mas, só vamos conseguir atingir esta meta se conscientizarmos a nossa população. Como o trabalho requer tempo, estamos lançando esta campanha agora e contamos com todos vocês.

Nomes

Ao mesmo tempo em que buscamos conscientizar a população, também vamos mostrar neste espaço os nomes que de fato possuem viabilidade política e econômica para serem nossos representantes em Cuiabá e em Brasília. Diante do quadro atual e avaliando o cacife político de cada um, hoje temos quatro nomes fortes. O reitor da Unemat, Adriano Silva (PMDB), Dr. Leonardo (PSD), Neto Gouveia (sem partido) e o prefeito Túlio Fontes (DEM), que apesar não ter conseguido repetir a primeira administração, manteve seu patrimônio político ao reconhecer que não tinha condições de pleitear um terceiro mandato.

Outra

Outra causa abraçada pelo Jornal Oeste, este ano, será a instalação de uma Base Aérea e a estruturação do Aeroporto Nelson Dantas. Não há como melhorar a segurança da fronteira e desenvolver o Turismo, sem o aeroporto. É inaceitável que a cidade que detém 58% do pantanal de Mato Grosso, não possua um aeroporto com operação de linhas regulares.

Mauro Mendes

Se Mauro Mendes (PSD), vencer a eleição em Cuiabá no próximo domingo, 28, ele será o candidato a governador do Estado dos senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT).  A conjuntura política estadual vai fazer com que ele ganhe o apoio do PSDB e do DEM de Jayme Campos que deverá concorrer à reeleição. Do outro lado da trincheira vão estar Carlos Bezerra (PMDB) e José Riva (PSD), disputando a candidatura a governador e o governador Silval Barbosa (PMDB) como candidato a senador. Se perder a eleição no domingo, 28, Lúdio Cabral e o que sobrar do PT vai a reboque desta turma.

Câmara

Tenho acompanhado atentamente as entrevistas dos vereadores eleitos e do vereador reeleito, Alvasir Alencar (PP) nas emissoras de rádio da nossa cidade. Com exceção de Edmilson Campos (PR), os demais disseram que seus nomes estão à disposição para presidir a Câmara pelos próximos dois anos.

Ingênuos

Apesar do discurso da maioria de que a Câmara é independente e que são os vereadores que irão decidir como será a eleição da mesa diretora, sinto em dizer que eles estão redondamente enganados. O processo está a todo vapor e não está sendo coordenado por nenhum vereador.

Candidatos

Dos dez que manifestaram interesse, quatro já trabalham com mais intensidade. Do grupo governista, o vereador reeleito Alvasir Alencar (PP) e Marcinho Lacerda (PMDB), e pela oposição, os vereadores Salmo César (PRTB) e Dr. Félix Álvares (PSB). Avaliando a postura política dos quatro e suas articulações pós eleição, vejo com chances maiores o novato Salmo Cesar.

Negativo

Contra Alencar pesa o fato de ele ser Henrista de pai, mãe, parteira e ser pré-candidato a deputado estadual. Aliás, este é o principal motivo porque acho que Marcinho Lacerda também tem poucas chances de ser o presidente. Ele também é pré-candidato a deputado e não tem o apoio sequer da executiva do seu próprio partido. Já em relação a Dr. Félix, o anuncio prematuro de que será candidato a deputado federal em 2014 e os seus cabos eleitorais na campanha pela Mesa, Da Silva e Celinho, já enterraram suas pretensões na largada.

Sintoma

Senti chances reais em Salmo, especialmente depois de ouvir as entrevistas de Edmilson Campos (PR), Manézinho Leiteiro (PSDB), Cabo Pinheiro (PRTB), Tarcisio Paulino (PSB) e Domingos dos Santos (PSC). Café no Bule defende um Mesa independente e Domingos afirmou que não votará em quem quer usar a Câmara como trampolim, comprometendo a eleição de um deputado estadual para a cidade.

Pior

A atual legislatura da Câmara e a Mesa Diretora, liderada pelo vereador Antônio Salvador da Silva (PSD), lamentavelmente vai ficar na história como a pior da recente histórica política de Cáceres. Quem atesta isso não sou eu, foi às urnas.

Eu

A propósito, outro dia o presidente da Câmara disse durante uma entrevista ao programa Canal Aberto da Radio Club FM, que o Gonzaga Junior e o Jornal Oeste foram um dos grandes responsáveis pela sua derrota. Fiquei lisonjeado com o poder atribuído a mim, mas discordo.

Assessoria

Quem o fez perder a eleição, foram às pessoas que o assessoram que o deixaram fazer uma sucessão de besteiras entre as quais a compra de um imóvel anexo a Câmara por R$ 399 mil reais e duas reformas de quase um milhão reais na atual sede do legislativo. A última licitada recentemente no valor de R$ 620 mil reais, há dois meses para terminar o mandato.

Prova

A prova de que o Jornal Oeste não contribuiu na derrota de Salvador está na eleição do apresentador Edmilson Campos (PR). Ele voltou a Câmara porque inteligentemente e durante dois anos, chegou o pau diariamente na Câmara inteira, especialmente em seu presidente. E não é só isso, Salvador perdeu porque seus maiores apoiadores foram abandonados por ele e se tornaram seus adversários. O caso mais emblemático é do cabo Pinheiro (PRTB), que sempre foi seu cabo eleitoral e se elegeu vereador com quase 700 votos. Ele perdeu porque até assessores como Gabriel Alves de Moura (Cebolinha), não engajaram em sua campanha. Perdeu porque como a maioria dos que chegam ao topo da carreira, se deixou picar pela mosca azul.

Venda

A família Henry finalmente vai levantar acampamento. Uma fonte revelou que com os irmãos Pedro e Ricardo, inelegíveis, a família já negocia seus bens na cidade para partir para o sul do País. A TV Descalvados, por exemplo, já estaria sendo negociada com o deputado federal Roberto Doner, dono da TV Rondon em Cuiabá e de emissoras em Sinop.

Fumo

O grupo do deputado federal Pedro Henry (PP), que ainda tem os deputados Ezequiel Fonseca e Antonio Azambuja, foi o grande derrotado na eleição municipal na região. O PP só ganhou em Salto do Céu, Gloria do Oeste e Vale do São Domingos, que juntando tudo não dá 5 mil eleitores. Outro que não tem o que comemorar é o deputado Português (PSD). Apesar da vitória de Elias Leal em Mirassol, empurrado por Robertão Braga e Maria Manea em Lambari, ele levou pau na sua própria cidade. Os reflexos disso virão em 2014, podem anotar ai.

Ainda

Ainda sobre a renovação na Câmara, quero lembrar que previ neste espaço que a renovação seria histórica e na casa dos 60%. Errei por 30%, mas considero um acerto porque meu raciocínio estava certo.

Não perdeu

Ao contrario do que muitos possam imaginar, Dr. Leonardo não perdeu a eleição em Cáceres. Assim como Francis Maris, ele venceu, o número de votos, 312, que os separaram foi menos de um por cento do percentual de votantes, o que cientificamente é contabilizado como empate.

Inexperiente

O jovem e corajoso médico que peitou o maior empresário da cidade e o governo Estado. Teve a eleição na mão e perdeu por inexperiência. Ele teve a eleição ganha quando consolidou o discurso do bom médico pobre contra o candidato rico. Isso pegou como dengue hemorrágica e só não fechou o caixão de Francis por um simples detalhe: Leonardo se aliou a uma série de políticos queimados. Quando a população tomou conhecimento disso, preferiu não correr o risco de ver a cidade sob o comando das mesmas pessoas, que a empurraram para decadência política e econômica nos últimos vinte anos.

Verdade

Outro fato que colaborou para a derrota de Dr. Leonardo foi ele ser avalizado por Jose Riva (PSD) e Pedro Henry (PP), considerados os políticos mais sujos do Estado. Se não tivesse de aliado a esse monte de tranqueira certamente ganharia a simpatia da maioria do eleitor e o respeito de todo a imprensa.

Vergonha

Como jornalista, estou até agora envergonhado como a postura adotada pelos principais meios de comunicação do Estado. Por dinheiro, A Gazeta, Mídia News, Folha do Estado, Diário de Cuiabá e até o blog RDNEWS, jogaram sua reputação foram ao criarem uma indústria de pesquisa eleitorais fraudulentas que foram desmascaradas pelas urnas. Em relação a Cáceres, a vergonha foi tanta que até hoje nenhum destes veículos que citei deram destaque a eleição de Francis Maris. Ainda bem que divulgação de pesquisas por meios de comunicação deve ser proibida um mês antes da eleição a partir de 2014.

Segundo turno

 O juiz eleitoral Geraldo Fidelis deve sentenciar em dez dias os quatro últimos processos relativos à eleição de 2012 em Cáceres. Ele não revelou de quem são as ações, a Coluna apurou que são duas ações impetradas pela assessoria jurídica de Dr. Leonardo e duas pela assessoria do prefeito eleito Francis Maris.

Cabeluda

Em uma delas, a assessoria jurídica de Francis denunciou Dr. Leonardo por uso da Radio Jornal AM, onde funcionou inclusive a gravação de seus programas eleitorais. A defesa apresentou a Justiça Eleitoral dez horas de gravação de dois programas apresentados pelo radialista Eli Cáceres, em que ele repetidamente desanca a candidata a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) e de forma aberta fez campanha para Dr. Leonardo ao repetir insistentemente o slogan de sua campanha.

Manjado

O apresentador conhecido como Eli Crack, quando citado por um oficial de Justiça para suspender as declarações, confessou que apenas lia o que lhe era mandado pelo diretor da emissora, Marcelo Cardoso, um dos braços direitos de Leonardo. Precisa falar mais alguma coisa.

Curiosidades

Quando eu repeti por diversas vezes que o PT foi tomado pela corrente dos sem votos, muitos integrantes desse grupo, inclusive a vereadora Lucia Gonçalves, fecharam a cara para mim. Ainda bem que existe o eleitor e as urnas para ajudar os jornalistas. Está comprovado, esse grupo só serve para política sindical. Uma pena que levaram para o buraco muita gente descente, entre elas, Alonso Batista.

Besta?

O empresário Tarcisio Paulino (PSB) se elegeu vereador com 955 votos. Além do fato de ter sido secretário de Obras, teve um trunfo inimaginável pelos demais candidatos. Ele usou como seu principal cabo eleitoral o técnico do Cacerense, Marcos Birigui.

Preciso

No trajeto entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, recentemente tive uma rápida conversa com um ex-prefeito de Cáceres que me fez uma leitura precisa sobre o resultado eleição. Ele disse que Francis ganhou sem o apoio financeiro do governo do Estado, do PMDB e com pouquíssima ajuda da classe empresarial e social a qual ele pertence. Para o ex-prefeito, Francis bancou sozinho sua própria eleição e por isso não tem compromisso com ninguém.

Amigos da onça!

A tese do ex-prefeito reforça a frustração do prefeito eleito com os “amigos” que o incentivaram a entrar na disputa inclusive prometendo uma doação de um milhão de reais, que não chegou a R$ 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário