segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PORTEIRA FECHADA - Operação Ágata 6 já apreendeu uma tonelada de drogas

Apreensões de entorpecentes e milhares de outras ações de combate aos crimes fronteiriços foram realizadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) nos últimos dias. Esse é o resultado parcial da megaoperação “Ágata 6” realizada na fronteira do Brasil com a Bolívia e Peru. Além de apreensões de drogas, de 9 a 15 de outubro, conforme o Ministério da Defesa foram inspecionadas 6.745 embarcações e vistoriados 28.584 veículos, entre automóveis, motos, caminhões e ônibus.

A operação objetiva reforçar e intensificar o combate ao tráfico de drogas, que muitas vezes se aproveita das características naturais da floresta amazônica. Ministério da Defesa informa que a "Operação Ágata VI" mobiliza cerca de 7,5 mil soldados em direção às fronteiras do Brasil com o Peru e Bolívia e também oferece atendimento médico a milhares de pessoas, sobretudo na área odontológica, e distribuindo medicamentos.

Na quinta-feira (18) o vice-presidente Michel Temer, acompanhado do ministro da Defesa, Celso Amorim, comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, estiveram em Cáceres, inspecionando pessoalmente, o desenrolar da operação. Na oportunidade, a comitiva, recepcionada pelo governador Silval Barbosa e o prefeito Túlio Fontes, receberam um documento solicitando a implantação de uma Base Aérea, no município.

As autoridades visitaram também a Ação Cívico-Social (Aciso) realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres com oferta de serviços de saúde e cidadania à população. E, ainda prestigiaram a apresentação de salto de 150 paraquedistas do 27º Batalhão de Paraquedistas do Rio de Janeiro.

Iniciada no último dia 9, na operação estão sendo empregados aviões de caça, helicópteros de combate, navios-patrulha e veículos blindados, para patrulhar 4.216 quilômetros de fronteiras na divisa com a Bolívia e o Peru.

Coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA, a operação deve prosseguir até na próxima semana. Segundo o EMCFA, tropas militares estão presentes em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

O trecho estende-se do município de Corumbá (MS) a Mâncio Lima (AC). Para dar conta da extensa área coberta, a Ágata 6 mobiliza significativo aparato militar. Ao todo, estão sendo empregados cerca de quatro caças F-5, seis A-29, dez helicópteros, dois veículos aéreos não tripulados (vants), 14 lanchas da Marinha, 40 embarcações do Exército, sete navios-patrulha, dois navios-hospitais, além de tanques e carros brindados.

Balanço parcial da operação.

Inspeções de embarcações – 6.745; Embarcações notificadas – 966; Vistorias de veículos (automóveis, motos, caminhões e ônibus) – 28.584; Revista de pedestres – 12.757; Inspeções aeronaves civis – 120; Inspeções em aeródromos – 54; Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Fluviais (PBCFlu) – 195; Patrulhas e reconhecimentos navais/fluviais, terrestres e aéreos – 728; Fiscalizações de produtos controlados – 15; Operações de apoio à população (ACISO) – 12; Atendimentos médicos – 2.196; Atendimentos odontológicos – 3.012; Reconhecimentos eletrônicos por aeronaves – 21.

Como resultado dessas ações, foram apreendidos

Veículos (automóveis, motos, caminhões, ônibus) – 14; Embarcações – 221; Drogas ilícitas (maconha, cocaína e outras drogas) – 1.098,8 Kg; Numerário – R$ 53.000,00 (cinquenta e três mil reais); Contrabando e descaminho – mercadorias avaliadas em R$ 34.830,00 (trinta e quatro mil oitocentos e trinta reais); Detenções e prisões – 8.
 
Por: Expressao Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário