quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FAPAN ABRE INSCRIÇÕES PARA O 2 CONGRESSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Após o sucesso de 2011 com o tema "Empreendedorismo Web" este ano o evento terá o tema "Tecnologias Livres", com palestrantes de renome nacional sobre o assunto, a Faculdade do Pantanal (FAPAN), realiza no próximo dia 6 de novembro, o 2º Congresso de Sistema de Informação.

As inscrições, no valor de R$ 15 reais, podem ser feitas pelo site www.toinscrito.com.br e o pagamento realizado na Fapan.

O evento também está recebendo trabalhos para publicação na categoria resumo expandido e artigo completo, todos trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento sob o ISSN 2316-2465p

PALESTRAS E RESUMOS

Elaine Domingos
O tema da palestra é: Dois anos do projeto LibreOffice, a força da Comunidade
Resumo da palestra: Após dois anos de fork no projeto OpenOffice, onde tomamos o projeto em nossas mãos, faremos um balanço das conquistas que a comunidade internacional de Software Livre conseguiu ao desenvolver a melhor suíte de escritório livre jamais feita. Mostraremos a força do desenvolvimento colaborativo e o vigor de uma ideia cuja hora tinha chegado e pedia para que fossemos ousados e determinados.


Gullermo R. Mangieri
Tema "Gestão de conhecimento usando recursos virtuais"
Uso de Moodle (recurso de EAD), Liferay (Gestor de conteúdos
e intranets) e TRAC ( Gestor de andamento de projetos). Gestão de competências, talentos e conhecimentos em instituições onde exista um número considerável de elementos produtivos que seja necessário nivelar os conhecimentos e talentos seguindo um objetivo produtivo em comum.


Nelson Lago
Tema: Na contramão da história: copyrights, patentes e software livre
Resumo: Copyrights e patentes foram criados para solucionar o problema do financiamento para atividades de criação e desenvolvimento tecnológico, mas esse objetivo se perdeu no contexto atual, especialmente em se tratando de software. Com um foco maior nas vantagens técnicas e éticas do compartilhamento do código, o movimento pelo software livre tem demonstrado repetidas vezes seu potencial em obter excelentes resultados de forma independente desses mecanismos. Nesta palestra, apresentaremos uma breve definição do que é software livre e discutiremos a relação entre copyrights, patentes e software livre, passando pelos tipos de licenças de software livre.
 
Por: Jornal Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário