sábado, 12 de maio de 2012

PANTANAL EM ALTA - BBC vem a Mato Grosso produzir documentário sobre o Pantanal


Responsável pelas imagens de mais alto padrão já capturadas em vídeo da natureza ao redor do mundo, a produtora britânica BBC (British Broadcasting Corporation) agora se prepara para filmar as belezas da fauna no Pantanal mato-grossense.

Na esteira de produções em outros pontos do Brasil, com o objetivo de mostrar ao público de 140 países as peculiaridades da natureza brasileira, a região pantaneira está sendo esquadrinhada atualmente pelo produtor Adam White, da Unidade de História Natural da BBC, em busca das melhores locações para registrar a maior planície alagada do mundo e sua fauna.

“É o único lugar do mundo onde é garantido conseguir filmar uma onça!”, animou-se o produtor em entrevista ao Olhar Direto pouco antes de uma visita de cortesia ao secretário de Comunicação do Estado, Carlos Rayel, na última quinta-feira. O documentário está sendo produzido 100% pela BBC, sem verba externa, contando apenas com o apoio logístico do Estado, segundo Rayel.

O projeto está numa fase bem inicial ainda, esclarece o produtor. Até o momento, a pesquisa de White apontou como boas locações a região da estrada Transpantaneira e de Porto Jofre, mas outros pontos ainda devem ser marcados para receber a equipe de seis cinegrafistas - com missão de encerrar os trabalhos até o Natal de 2013, para que o público britânico já possa conferir as imagens do Brasil enquanto a Copa do Mundo de 2014 estiver em curso.

Ao todo, para capturar minúcias da vida sexual, dos hábitos alimentares e dos sons produzidos pelos animais, a equipe deve levar de 300 a 400 dias, segundo White.

Embora se diga apaixonado pela América do Sul – “Vocês têm a melhor natureza aqui”, empolga-se - White vai aplicar no Pantanal toda a experiência acumulada em documentários produzidos em todos os continentes do mundo, dentre os quais ele destaca as produções nas ilhas Galápagos, no Equador, no Parque Nacional Yellow Stone, nos Estados Unidos, e em Madagascar, no continente africano.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário