quarta-feira, 21 de julho de 2010

EFEITO 'CAÇA AS BRUXAS' DO TRE ATINGE PEDRO HENRY !


Pedro Henry (PP) é o quarto político patrolado pelo efeito "caça as bruxas" do Tribunal Regional Eleitoral, cujos juízes-membros passaram a ser mais duros em suas decisões para superar a imagem manchada por causa de acusações sobre venda de sentença e que resultou até no afastamento de dois integrantes do Pleno, o então presidente Evandro Stábile e Eduardo Jacob, que havia sido nomeado para o posto há menos de um ano. O deputado teve os direitos políticos cassados. Não poderá concorrer a novas eleições pelos próximos três anos, o que o tira do projeto à reeleição. Acusado de cometer abuso de poder econômico em 2008, Henry nega crime eleitoral e se mostra inconformado. Vai recorrer da decisão junto ao TSE. Henry já enfrenta desgaste por causa do envolvimento do seu nome em escândalos, como do mensalão e das sanguessugas. Como faltam menos de 3 meses para o pleito, ele entra agora na contagem regressiva. Seus advogados garantem que o parlamentar conseguirá uma liminar para ao menos ter direito à disputa à reeleição. Outros analistas, mas céticos, acham que não haverá mais tempo para isso.
Com parte de seu quadro de juízes-membros renovado, o TRE, sob o desembargador Rui Ramos, já provocou novas reviravoltas nos últimos 30 dias em três municípios. Há uma corrente entre eles no sentido de agir com maior rigor e condenar agentes públicos nos processos em que perceberem qualquer brecha. Até os assessores jurídicos daqueles que estão na berlinda se mostram preocupados sobre o que pode acontecer nos próximos julgamentos.
O processo eleitoral em Alto Paraguai foi o pivô da nova crise no Judiciário por causa de negociações suspeitas junto a membros do TRE do casal Alcenor Alves de Souza e Diane Alves, ex-prefeito e segunda colocada nas eleições de 2008, respectivamente, na tentativa de voltar ao poder. E foi justamente no município onde o prefeito eleito Adair José da Silva (PMDB) "dançou" esta semana. Foi cassado pela segunda vez. Diane está de volta à administração municipal. O TRE devolveu o processo à primeira instância, que decidiu pela "queda" do peemedebista.
Em Diamantino, Erival Capistrano (PDT) foi reconduzido ao posto de prefeito, com a decisão do Tribunal de derrubar liminar de Stábile, afastado do comando do TRE sob suspeita de envolvimento num esquema de venda de sentenças no Estado. Houve também reviravolta em Campos de Júlio. O Pleno cassou, por unanimidade, o mandato de Claídes Lazaretti Massuti (PMDB) e de seu vice Francisco Caldas Dutra. O município terá agora eleição suplementar, assim como em Santo Antônio de Leverger.
Nessa onda de cassações, o Pleno "abateu" Pedro Henry, que está cassado há praticamente três anos e, mesmo assim, se mantem no cargo por força de liminar obtida junto ao TSE. Ele foi condenado no processo em que é acusado de prática de abuso de poder econômico junto com o irmão, o então prefeito reeleito e que foi cassado Ricardo Henry, tornando-os inelegíveis por três anos. Enquanto Henry prepara recurso, outros acusados de crimes eleitorais vivem pesadelo, sob temor de também serem cassados em pleno período de campanha.
fonte:rdnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário