quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COMPRA DEVOTOS - POR CAUSA DE PÃO E REFRIGERANTE JUIZ SUSPENDE DIPLOMAÇÃO DE VEREADOR EM MT

O suplente de vereador por Água Boa (730 km a Leste) Marco Antônio Malburg (PV), teve a diplomação suspensa por compra de votos. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral e julgada procedente pelo juiz da 30ª Zona Eleitoral, Anderson Gomes Junqueira.
Malburg obteve 135 votos e garantiu a suplência em 7 de outubro deste ano, durante o pleito municipal.

Depoimentos de testemunhas convenceram o magistrado de que o então candidato teria comprado 150 pães e duas dúzias de garrafas de refrigerantes para a realização de uma festa na aldeia Maierá.

Em sua defesa, o candidato alegou que a aldeia que recebeu os alimentos estaria localizada no município vizinho de Nova Nazaré, onde, segundo o candidato, moravam apenas eleitores daquela localidade. Contudo, em certidão lavrada pelo próprio cartório eleitoral, ficou constatado que, apesar de não estar fisicamente instalada no município de Água Boa, a aldeia abriga eleitores que possuem domicílio eleitoral na cidade, caracterizando assim a conduta ilegal do candidato a vereador.

A decisão judicial manteve a validade dos votos para o partido político do candidato cassado e também condenou o mesmo ao pagamento de multa de 25 mil UFIRs. Cabe recurso.

AGAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário