segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"BRANCO CONTRA ÍNDIO" - MORADORES E FORÇA DE SEGURANÇA ENTRAM EM CONFLITO

Os moradores do distrito de Estrela do Araguaia,  no Vale do Araguaia, entraram em conflito, no início da tarde desta segunda-feira (10), com equipes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal.

O confronto começou na execução de despejo de um fazendeiro. Moradores da região chegaram ao local e tentaram impedir a ação.

Armados com pedras, entraram em choque com os homens da segurança nacional. Houve feridos dos dois lados.

As famílias de não-índios da terra indígena de Marãiwatsédé devem ser retiradas da área, que foi declarada como pertencente aos xavantes pela Justiça.

Segundo o IBGE, 2.427 pessoas vivem na terra indígena de 165 mil hectares, localizada nos municípios de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia, no Nordeste de Mato Grosso.

Do total de moradores, 1.945 declaram-se indígenas ou consideram-se índios.

Desde quarta-feira (5), um grupo bloqueia o entroncamento da BR-158 com a MT-242, utilizadas para escoar produção agrícola.

A ordem de retirada determinada pela Justiça Federal está sendo cumprida pela Polícia Federal e pela Força Nacional de Segurança Pública.

A retirada começou pelas 31 grandes propriedades situadas na área.

A Justiça determinou que os posseiros não terão direito a indenização.

Os xavantes foram expulsos das suas terras na década de 1960 pelo Governo militar e lutam na Justiça, desde 1995, para voltar ao local.

midianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário