terça-feira, 6 de julho de 2010

OS ANOS 80 ESTÃO DE VOLTA !


Desde pequeno, não entendia porque as pessoas insistiam em voltar a décadas anteriores. Viver o aqui e agora, não é algo semelhante que prega o budismo e outras filosofias? Eu detestava quando as pessoas, normalmente mais velhas, falavam frases do tipo “ah, mas naquele tempo era bom...” ou a fatídica, “ah, mas as músicas de hoje não tem sentido, no meu tempo sim.....”. Argh.
Pois é, outro dia, conversava com alguns amigos e, para minha surpresa, soltei uma pérola dessa. “Ah, mas na década de 80 era muito melhor”. Pronto. Quase mordi minha própria língua. Acho que cada tempo é o seu tempo e tem, como tudo na vida, coisas boas e ruins.
Obviamente, sempre nos apegamos a coisas boas. Mas, já que parece que ele está na moda de novo. Vou falar dos anos 80. Há quem diga que foi uma década perdida. É, em termos econômicos, parece que foi. Não me acho uma pessoa saudosista e não me considero com capacidade suficiente para analisar a influência dos anos 80 agora ou em qualquer tempo.
Só posso dizer que sim, eu vivi a adolescência nos anos 80.
Fazer o quê, eu queria mesmo era ter ido a Woodstock, mas.........anos 80 eu vivi e foi muito bom! Atari, Lango Lango, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Pogobol, Genius, Autorama, Aquaplay, Walkman, a bonequinha Fofolete, Gel New Wave, New Order, Globo de Ouro, seleção brasileira da Copa de 82, Silvio Santos no Qual é a Música (tá de volta), Wando, Nahim, Duran Duran, Show de Calouros, Menudo (parece que eles estão de volta....), a versão tupiniquim Dominó (“Companheiro, companheiro vem....), Turma da Alegria, Bozo, Vovó Mafalda, A Turma do Balão Mágico, Smurfs, He-man, She-ra, Chacrinha, Viva a Noite com Gugu Liberato, Raul Gil, Barros de Alencar, Magnum, Mcgiver, A Gata e o Rato, Ilha da Fantasia, Ultraseven, Os Trapalhões, Armação Ilimitada (Juba e Lula!!), novela Roque Santeiro, Vale Tudo (Quem matou Odete Roitman?), E.T, A Hora do Espanto, Os Aventureiros do Bairro Proibido, De volta para o Futuro, Rambo, Rock, Curtindo a Vida Adoidado, Cometa Halley, Escort XR3, bicicleta Cecizinha que tinha um cesto no modelo das meninas, Sukita, álbum de figurinhas “amar é....”, a cantora Rosana (“Como uma deusa....”), Roupa Nova, calças semi-bag, kichute, Diretas Já!, Tancredo Neves, José Sarney, fim da ditadura, eleições diretas para governador, prefeito, deputado e vereador, colecionar tampinha de coca-cola para trocar por iô-iô e miniaturas, Rádio Táxi, Biafra, Eduardo Dusek, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Blitz, Lobão, Ira!, Nenhum de Nós, Inocentes, Barão Vermelho, Violetas de Outono, Capital Inicial, Titãs, Kid Abelha, Léo Jaime, RPM, Ultraje a Rigor, Michael Jackson, Madonna, Cindy Lauper, U2, Lionel Richie, Kiko Zambianchi, Ritchie, Rock in Rio 1, Rita Lee, Pet Shop Boys, e por aí vai..........com certeza essa lista dá pra ficar bem maior......
É bom resgatar a esperança e o otimismo que varria o país na década de 80, depois do fim do período militar. O curioso é que dessa listinha, tem um monte de gente que ainda está por aí. Cada época tem um sabor especial por motivos pessoais.
Eu não vivi os anos 60 e imagino que deva ter sido maravilhoso. Assim como nossos pais dizem que no tempo deles é que era bom. E assim segue a vida. Tomara que nossos netos, apesar dos atentados terroristas, dos mensalões, das guerras sem muita justificativa, também possam olhar pra trás e sentir saudade do que vemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário