segunda-feira, 12 de setembro de 2011

XORANDO NO PAU DO GORDO -

Orfanato

A inauguração do escritório político do deputado estadual Airton Português em Cáceres reuniu lideranças de toda a região, empresários como Manoel Jorge Ribeiro (Mané Português), dono do Grupo Juba, mas também juntou o quem tem de pior na política cacerense. O evento foi um desfile da escória descartada pelos grupos de Túlio Fontes e Pedro Henry. Depois da inauguração, esses tipos, incluindo presidentes de Associações de Moradores, Membros da União Cacerense de Associações de Moradores (UCAM), e da imprensa, passaram a bater ponto diariamente no local, que por conta disso, já ganhou o apelido de Orfanato.

PSD

Engana-se quem pensa que o escritório é apenas uma justificativa dos mais de 5 mil votos que o ex-prefeito de Araputanga recebeu na cidade nas duas ultimas eleições. Na verdade, alertado pela raposa José Riva, ele que ocupar um espaço aberto pelas principais forças politicas locais. A tarefa não é fácil. Ele terá que ter habilidade para escapar dos malas e saber escolher a dedo seus aliados. Para criar uma terceira força e levar o PSD ao poder, Português primeiro terá que se livrar dos vampiros, que acham que tem voto, mas que só querem encostar para arranjar o que comer. Neste aspecto, o presidente do PSD municipal, vereador Antônio Salvador da Silva, será fundamental.

Leonardo no PSDB

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, confirmou o convite ao médico Leonardo Ribeiro, para que ele se filie a sigla e seja pré-candidato a prefeito de Cáceres em 2012. Segundo Leitão, a ida de Leonardo e seu grupo daria musculatura ao partido para que ele continue forte na cidade. O vereador Celso Fanaia, único parlamentar do partido e aliado da atual administração, acha interessante a filiação do médico, e disse que está pronto para recebê-lo.

PT longe de Túlio Fontes

A resolução nacional que impede o PT de se filiar ao DEM, PSDB e PPS a partir das eleições de 2012, deve ser discutida na próxima semana pela executiva municipal. O partido é o principal aliado da administração do Democratas Tulio Fontes, que ajudou a eleger em 2008. A militância terá que decidir se mantém a aliança, contrariando a resolução, ou se deixa a administração. Se a decisão da maioria for pela saída, isso deve ocorrer de forma imediata. O prefeito Túlio Fontes tem dito que vai respeitar a decisão da maioria e que tem plena consciência que cumpriu todos os acordos feitos durante a formação da aliança que levou o PT pela primeira a vez ao poder na cidade. Ele lembrou que hoje o partido comanda mais de 70% do orçamento do município, pois dirige de forma descentralizada as secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e o PreviCáceres.

Dia 29

Este debate coincide com o fim do prazo para troca de partidos para os que desejam disputar a eleição do ano que vem. No próximo dia 29, também termina o prazo para políticos com mandato se filiarem ao PSD e não correrem o risco de ter seus mandatos cassados. Se você for abordado por alguém o convidando para filiar a um partido político, não estranhe, é o mês de cassa aos candidatos, principalmente a vereador.

Concorrência

O anuncio da vinda de um Atacarejo do Modelo para Cáceres, acelerou os planos do Grupo Juba Supermercados de abrir uma loja dos mesmos moldes na Avenida São Luiz. Esta semana, uma fonte ligada à direção do Grupo revelou que nos próximos dias começa a construção de um complexo de 1500 metros quadrados, na área onde já funcionou a Redex e a Cuiabá Diesel. A fonte não souber precisar o valor exato do investimento, mas garante que é algo em torno de R$ 8 milhões de reais. Por falar em Avenida São Luiz, o projeto de construção da Concessionária Volkswagen do Grupo Cometa, está rigorosamente dentro do prazo. Este mês a obra entrou em fase de acabamento e tudo deverá estar pronto para inauguração no inicio de dezembro. O prédio também abrigará no piso superior à direção do grupo que administra 20 empreendimentos espalhados por todo o País.

Riva quer o VLT e o governo

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, está apostando no VLT como passaporte para o Palácio Paiaguás em 2014. Já disse em outra oportunidade e vou repetir, o VLT vai ser o maior legado da Copa Mundo para Cuiabá e Mato Grosso, que deixará definitivamente a condição de Estado periférico. O governador Silval Barbosa também joga todas as fichas no VLT para garantir uma vaga no Senado.

Concorrentes

Concorrente e adversário mortal de Riva, o Senador Pedro Taques (PDT), está torcendo contra o VLT assim como Blairo Maggi, que teme pelo futuro dos seus negócios com o Estado nas mãos de Riva. Dentro do grupo governista Pedro Henry e Carlos Bezerra, vão brigar até o último momento para ver quem ficará com a vaga de governador e senador na sucessão de Silval. Outro concorrente certo é o Senador Jayme Campos, que deve se juntar a Riva para garantir mais oito anos no Senado.

Caminho

Mas, para construírem um cenário favorável para 2014, estas lideranças precisam eleger prefeitos e uma boa base de vereadores. Analisando a movimentação dos partidos, a conjuntura politica atual e os pretensos candidatos, é possível concluir que o PMDB de Carlos Bezerra e o PSD de Riva é que farão o maior número de prefeitos e vereadores 2012.

Polos

As chances se chegar ao governo e automaticamente ao senado aumentam na medida em que os partidos e alianças conseguem vencer nas chamadas cidades polo. O PMDB vai ter problema para reeleger Zé do Pátio em Rondonópolis e Juarez Costa em Sinop. Além disso, o partido vai ter dificuldade para eleger Doríleo Leal em Cuiabá e Wallace Guimaraes em Várzea Grande. Em Cáceres e Barra do Garças, a parada não será fácil porque tudo vai depender da conjuntura de momento e articulações.

Cáceres

Com o fim do grupo politico de Pedro Henry em Cáceres, os espertos estão procurando o PMDB e o PSD de Riva. O PMDB sob a presidência de Francis da Cometa é um carro desgovernado ladeira abaixo. Comandado por gente inexperiente e sem densidade politica, o partido vai ter dificuldade para se unir em torno de um nome. O termômetro dessa bagunça é o fato de que todo mundo no partido quer ser candidato a prefeito. Recentemente o ex-secretário de Obras, Zé Eduardo Ramsay Torres, anunciou durante reunião da executiva que também é pré-candidato. E não é só ele, até o inexpressivo Walter Zacarquim, conforme o Jornal Expressão, também é candidato a prefeito.

Desunido

A casa de Mãe Joana do PMDB já tem com pré-candidatos, o reitor da Unemat, Adriano Silva (com as benções de Silval, Pedro e Ricardo Henry), Zézinho Lacerda (candidato da família), Francis da Cometa (ídolo de Zacarquim) e Tato Giraldelli, que não tem nada a perder. Essa quantidade de candidaturas mostra a tremenda desunião que reina atualmente no PMDB, que sofre por falta de um cacique, uma liderança. E tem mais, uma fonte seguríssima, revelou a Coluna que Francis da Cometa já avisou que se Adriano recuar e Zezinho Lacerda foi indicado como candidato, ele está fora do processo.

Onda

A onda PMDB e PSD de 2012, também fez desses partidos o sonho de consumo de muita gente que quer uma vaga na Câmara de Vereadores no que vem. Além da dupla dinâmica, Celinho e Alcy Silva, Vargas, Luciana Crepaldi, Gabriel, Valdeniria e uma dezena de espertos certamente vão estar em um destes partidos no ano que vem.

10 ou 17

A imprensa e Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC) já manifestaram o desejo de ver um amplo debate sobre o aumento do número de vereadores na Câmara de Cáceres, que poderá saltar de 10 para 17 a partir de 2013. Estranhamente os Rotarys, Maçonarias, Lions e demais representações da sociedade organizada ainda não se manifestaram publicamente sobre o tema. Uma pena!

PSD

O secretário de Obras, Tarcísio Carlos Paulino é novo presidente do PSD de Cáceres. Ele substitui Heloisa Barbosa, que vinha ocupando interinamente a função. O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, José Bento da Luz (Brito), assumiu a vice-presidência. A executiva ainda tem o secretário de Planejamento, Moacir Barbosa. O produtor de eventos, Franco Valério se filiou recentemente ao partido é pré-candidato a vereador.

Perguntar não ofende

Porque que será que Pedro Henry quer desesperadamente o controle do PAM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário