sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O GORDO CHEGANDO A "MADEIRA" NO POVO !

Sucessão na Câmara de Cáceres

A corrida para presidência da Câmara de Cáceres está a todo vapor. Com exceção do presidente, Leomar Mota (PP), todos os nove vereadores são candidatos a presidir o legislativo. No inicio do processo isso é normal, porque até a eleição prevista para dezembro, as articulações devem limitar as pretensões a no máximo três candidatos. A atual configuração política de Cáceres colocará a disputa pelo comando da mesa entre situação e oposição.

Sucessão na Câmara de Cáceres II

No caso da Câmara, a situação é o grupo do deputado Pedro Henry (PP) composto pelos vereadores Leomar Mota, Usias Pereira (PSDC), Alvasir Alencar (PP) e Josias Modesto (PTB). Já a oposição é formada pelos vereadores Lucia Gonçalves (PT), Celso Fanaia (PSDB), Élson Pires (PR), Cabo Nilson Pereira (PRB), Alonso Batista (PT) e Antônio Salvador da Silva (PSDC). Como a oposição tem a maioria, seria lógico afirmar que ela é a favorita para eleger o novo presidente. Porém para que isso ocorra, ela precisa estar unida, o que não me parece neste momento.

Sucessão na Câmara de Cáceres III

Além da vereadora Lucia Gonçalves, que anunciou que não integra mais a base governista, Cabo Nilson vem expondo publicamente sua insatisfação com o executivo. Diante deste fato, a interferência do prefeito Túlio Fontes pode ser decisiva para que o controle da mesa saia das mãos dos aliados de Pedro Henry. O grupo situacionista aposta justamente na incapacidade de entendimento da oposição para continuar no comando do Palácio Aníbal da Mota.

Sucessão na Câmara de Cáceres IV

Mas antes de investir nos adversários, o grupo também precisa entrar num entendimento sobre qual nome encabeçara a chapa. Usias Pereira, Modesto e Alencar são candidatos declarados, porém a Coluna apurou que o nome preferido do presidente Leomar Mota e de Pedro Henry, seria o de Usias. Além da experiência, equilíbrio e capacidade de agregar, a candidatura de Usias provocaria um maior engajamento de Leomar que não estaria disposto a apoiar Modesto e Alencar, que trabalharam contra a sua candidatura a deputado estadual. Modesto teria pedido votos para Azambuja e Alencar para Ezequiel Fonseca.

Sucessão na Câmara de Cáceres V


Além deste fato, Usias conta com apoio do braço direto de Pedro Henry, José de Assis Guaresqui, principal defensor da sua candidatura. Contra as candidaturas de Modesto e Alencar, pesam ainda o fato de que Alencar teria problemas para se relacionar com Executivo, porque trava um briga pessoal com o prefeito Túlio Fontes e Modesto, segundo pessoas ligadas ao grupo, não teria capacidade para comandar a Câmara.

Sucessão na Câmara de Cáceres VI

Já no grupo oposicionista, os problemas não são menores. Além das situações de Cabo Nilson e Lucia, têm o fato que os outros quatro membros são pré-candidatos a presidente, assim como Cabo Nilson que está em campanha há dias. Alonso Batista, Élson Pires, Salvador e Celso Fanaia não assumem, mas também não negam que queiram entrar na disputa. Na minha opinião, em relação a este grupo, dos cinco pretensos candidatos, apenas ainda não está preparado para ser o presidente da Câmara. Como uma disputa política só é conquista em grupo, a articulação deste pessoal está nas mãos do Executivo.

Efeito

Esta semana, a pedido do vereador Celso Fanaia, o prefeito Túlio Fontes se reuniu com os dez vereadores a portas fechadas na Câmara. As discussões teriam sido focadas nas reclamações de algumas lideranças comunitárias, que estão sendo instigadas pelo apresentador Edmilson Campos da TV Descalvados (SBT), a radicalizar nas cobranças ao Executivo. O prefeito relatou o que está sendo feito para resolver problemas pontuais como a questão da Água e Saúde e negou que o município esteja sendo ineficiente para atacar os problemas do dia-a-dia.

Efeito II

Ele disse que tem mantido um bom relacionamento com as lideranças comunitarias ligadas a UCAM e classificou o movimento encabeçado pelo “Café no Bule” como político. Em relação aos ataques feitos pelo presidente do Bairro Cavalhada, Aurino de Castro e pelo presidente da Organização para o Desenvolvimento do Caramujo, Luiz da Guia, Túlio disse que a atitude dos dois ultrapassa as questões comunitárias.

Efeito III

Da Guia, segundo o prefeito, tem magoa por ter sido exonerado do cargo de Coordenador da Secretaria de Obras no inicio desta gestão e Aurino estaria revoltado porque o prefeito não lhe de um emprego de fiscal na Secretaria de Obras. No caso de Aurino, existe inclusive uma gravação de uma conversar onde ele afirma que pararia com as denuncias que vem fazendo ao Ministério Publico e no Programa Canal Aberto da Radio Club FM, se lhe arrumassem um trampo na prefeitura. A Coluna apurou que esta gravação já teria sido entregue ao promotor de Justiça, André Luis de Almeida.

Efeito IV

O prefeito também ouviu muitas reclamações dos vereadores em relação à falta de resposta para indicações e solicitações de informações feitas a vários setores da prefeitura. Ele reconheceu as falhas e afirmou que está buscando resolver a questão. Túlio pediu inclusive ajuda aos vereadores para encontrar um nome que seja capaz de resolver o problema de relação entre o Legislativo e o Executivo.

Pró-Café

O movimento coordenado por Edmilson Campos, que joga a opinião publica contra os presidentes de bairro para que eles apertem o prefeito Túlio Fontes, já está sendo chamado nas ruas de “Pró-Café”. O projeto seria ousado e tem três propósitos. O primeiro é aumentar o desgaste político do prefeito junto à população; o segundo seria articular uma chapa para derrubar o grupo de Nilson Magalhães do comando da UCAM e a ultima etapa é justamente usar os adversários de Nilson para garantir uma vaga na Câmara em 2012.

Pró-Café II

A idéia não é ruim, o problema é que todo mundo da sacou a jogada. O primeiro a se dar conta desta armação foi Nilson da UCAM que já levou o assunto ao conhecimento do vice-governador eleito Chico Daltro e do governador Silval Barbosa, que se comprometeram em relatar o fato ao deputado Pedro Henry assim que ele retornar de férias da Austrália. Outro que já pescou o lance foi o candidato a qualquer coisa, Beto da São Lucas.

Pró-Café III

Durante uma das reuniões armadas por Edmilson na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Beto, que de bobo não nem nada, desafiou o grupo, inclusive os vereadores Cabo Nilson, Alencar e Modesto, que estavam presentes, a entrarem com um pedido de impeachment do prefeito Túlio Fontes. O que Beto quis dizer é que os argumentos defendidos são inconsistentes e pouquíssimas pessoas que compõem o movimento tem credibilidade e idoneidade para requer um impeachment.

Pró-Café IV

Mas toda essa armação não é novidade. No meu entendimento essa situação só vai fortalecer o projeto do grupo de Nilson da UCAM de voltar aos braços de Túlio. Desde a primeira gestão do prefeito, venho observando essa estratégia. Quando retornei em 2004, a galera da UCAM era aliada de Túlio. Quando Ricardo Henry assumiu em 2005, não demorou para a turma do Nilson voltar para a prefeitura. E assim segue a política em Cáceres!

Um comentário:

  1. É...assim segue a podre politica de Cáceres,todos pensando no seu bem estar,e o povo que se dane,emquanto existir politicos que só olha pro seu umbigo e eleitores que se deixa emprenhar pelos ouvidos com demagogias baratas, por falsas denuncias e noticias armadas pela midia para inflamar ainda mais,nada vai melhorar.Penso que devemos ficar de olhos bem abertos e ver quem realmente esta preocupado com progresso de nossa cidade ou quer se dar bem politicamente e financeiramente,invés de criticarem tanto,porque não apresentem projetos e soluções para os enumeros problemas que Cáceres vem enfrentando??,mas não!!!eles querem é inventar o dobro do que já tem.Por exemplo:dias atrás foi publicado uma materia em um jornal(não me lembro qual)que o vereador Josias cobrou a limpeza dos canais,passou uns dias a prefeitura deu inicio no serviço,ai a tv,digo o Edmilsom,começou a falar e tascar a lenha e cobrar o serviço,mas o serviço já estava em andamento,ai ela vai lá e mostra o povo trabalhando e ai ela fala que se ELE não cobra... blá blá blá o resto todos já sabem.É isto que tumultua o processo,pode colocar Jesus Cristo para ser prefeito em Cáceres,se ele não compactuar com esses que só vê defeito,não vai prestar também.Temos que parar de ficar falando mal de nossa cidade pois isto repercute negativamente em todas as áreas,principalmente no comercio.

    ResponderExcluir