terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PAU DO GORDO ! AGORA COM FORÇA ............. vixeeee !

Crise no PT


Contaminado por uma ala conhecida como os sem votos, o PT de Cáceres vive uma crise que vai prejudicar o projeto do vereador Alonso Batista de chegar à presidência da Câmara de Vereadores. Por tabela, esta posição kamikaze enfraquece a ascensão do partido que precisa justamente de unidade para chegar em 2012 e disputar a prefeitura com um candidato forte. A ação, que até parece coisa arquitetada pelo deputado federal Pedro Henry (PP), tem como um dos personagens, a vereadora Lucia Gonçalves que oficializou uma posição que muitas achavam que ela sempre teve.

Crise no PT II

A vereadora eleita com a legenda do DEM, nunca se sentiu confortável ao lado dos Democratas e hoje renega o partido que fez o PT entrar para história política de Cáceres ao eleger dois vereadores e ocupar cargos de peso na administração municipal. Analisando a situação, acredito que o desfecho deste episódio deve favorecer a ala governista e isolar a vereadora, seu grupo e principalmente a ala radical formada por Eliel, Domingos Sávio e Acir Montechi.

Crise no PT III

Mas o PT só tem peso unido e isso foi demonstrado na eleição passada. Do jeito que está hoje e se persistir atuando de forma desordenada, o partido corre o risco de não manter sua densidade em 2012. Mas o mais grave desta lambança foram os motivos alegados para o rompimento. Dizer que o PT não quer mais integrar o governo Túlio Fontes porque ele é do DEM, que é oposição ao Governo Federal, dizer que não concorda com as políticas da atual gestão e as atitudes do prefeito, depois de dois anos, me parece muito pouco para a legenda abandonar um projeto que ajudou a construir.

Crise no PT IV

Ao conversar com alguns petistas governistas senti certo ar de insatisfação com o ex-secretário de Educação, Dimas Santana, que se absteve na votação da decisão, favorecendo a tese de rompimento. Apesar de pertencer à corrente da vereadora Lucia, Dimas chegou à condição de secretário por uma escolha pessoal do prefeito Túlio Fontes. E em relação a esta situação, o prefeito tem sido comedido. Admirador do PT, ele diz que esse é um problema interno que tem que ser resolvido pelos petistas. O prefeito considera natural este tido de movimento e atribuiu isso a uma disputa de forças.

Crise no PT V

Conversando com o presidente interino do partido, Fransérgio Piovesan, ele demonstrou que tem um pensamento parecido com o do prefeito. Com relação ao afastamento da legenda da administração, que será apreciado em um encontro de delegados, ele diz que se prevalecer à tese aprovada na reunião do diretório, isso não impede que James Cabral, Silvia Fernandes, Josué Alcântara e outros petistas se mantenham na administração.

Eleição na Câmara

Não se fala em outra coisa na Câmara de Vereadores de Cáceres, a não ser a eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012. Três candidatos já despontam nas articulações. Apesar da crise interna, o vereador Alonso Batista tem conversado com colegas sobre a sua postulação. Já Cabo Nilson Pereira (PRB) e Usias Pereira (PSDC) estão em franca campanha. O problema é que Antônio Salvador da Silva (PSDC), Élson Pires (PR), Josias Modesto (PTB) e Alvasir Alencar (PP), também sonham em presidir a casa. Além disso, o vereador Celso Fanaia (PSDB), também pode entrar no páreo. Isso significa que o jogo está totalmente aberto. Vamos ver de agora em diante quem conseguirá aglutinar mais apoios.

Mudou o foco

Com o fim das eleições estaduais, presidentes de associações de moradores agora estão focando a administração municipal de olho em um espaço, também conhecido como cargo. Com aval do considerado Edmilson Campos, que faz oposição a atual gestão no seu programa diário, Aurino de Castro, João Bugre e Luiz da Guia, resolveram “bater na bruaca para o boi assustar”. Eles, e o próprio Edmilson só se esqueceram que a jogada é manjada. Túlio já foi prefeito e conhece bem este jogo. Acho “que desse pau não sai mel”.

Por falar nisso

A cúpula da UCAM comandada por Nilson Magalhães também já sacou a jogada. Tanto que na sexta-feira, 15, convocou o prefeito para uma reunião em sua sede para mostrar que não está envolvida com Edmilson, Aurino, Cabo Davi, Luiz da Guia e João Bugre. E a coisa parece que é séria já que Da Guia, Cabo Davi, Aurino e João Bugre não compareceram a reunião. Escolado, o prefeito foi firme durante ao encontro. Ele disse que a prefeitura vive uma crise financeira e que está se esforçando para resolver os principais problemas da cidade. Acrescentou que sempre esteve aberto ao diálogo com os presidentes de bairro, com quem quer parcerias para vencer os problemas.

Mais um

Recebi em casa no final de semana a visita de Nilson Magalhães, sargento Cleber e Dener Cabeleireiro. Durante o bate papo falamos da sucessão na UCAM e me surpreendi com as declarações de Nilson que disse que ainda pode concorrer a mais um mandato na entidade, o terceiro consecutivo. Segundo ele, há um dispositivo no estatuto da UCAM que permite isso, porém a decisão ainda não foi tomada. Ele disse que aguarda uma posição da Federação Estadual das Associações de Moradores.

Anti-Pedro Henry

A pisada de pescoço que o deputado Pedro Henry e seu irmão Ricardo deu no pescoço de algumas lideranças de Cáceres para conquistar a reeleição parece que produziu efeitos. A cobrança da futura não foi digerida e já tem muita gente torcendo para que o TSE liquide a carreira política do deputado. Eu sabia que uma hora o pessoal ia cansar de ser patrolado, só não sabia que iria ser tão rápido.

Cenário futuro

Quatro partidos serão a bola da vez em 2012 para quem sonha em chegar à Câmara de Cáceres. O PPS da delegada Elizabete Garcia dos Reis, o PSB do oficial de Justiça Jarbas Carvalho, o PDT de Kishi, Mario, Jomar e Ricardo Quidá e o PMDB de Bruno Homem de Melo, Francis, Zatar e Zacarquim. Se os líderes destas legendas iniciarem agora um trabalho de filiação de potenciais candidatos, certamente elas serão competitivas.

São Luiz

O Edmilson Campos certo dia fez uma piada afirmando que com a troca da imagem de São Luiz Gonzaga, que foi colocado equivocadamente no trevo de acesso a cidade, pela de São Luiz de França, a cidade poderia retomar o seu crescimento. E não é que está indo! Pelo menos a Avenida São Luiz está experimentando um crescimento estimulante. O ano que vem a Fapan começa a operar no local e ao lado também será erguida a sede da concessionária da Cometa Center da Volkswagen. Mais na frente, o Luiz vai inaugurar a duplicação do Hotel Aqui. Esta semana, a Avenida, que concentra a maioria dos hotéis da cidade, ganhou uma livraria. O reaquecimento comercial da São Luiz estimulou até antigos empresários como Miguel Gramulha, que depois de anos de uma pintada na fachada da Dosualdo Distribuidora de Bebidas.

Inauguração

Após mais de um ano de construção finalmente a maior loja do Juba Supermercados na região será inaugurada em Cáceres. O dia ainda não está definido, mas a direção da empresa mandou avisar que será em novembro. A demorada é porque muitas mercadorias adquiridas para nova loja ainda não chegaram.

Fórum de desenvolvimento

Capitaneado pelo novo reitor da Unemat, Adriano Silva, deve acontecer em janeiro o primeiro fórum de desenvolvimento do sudoeste de Mato Grosso. O evento vai reunir a sociedade organizada dos 22 municípios da região, prefeituras, câmaras de vereadores, clubes de serviço, entidades de classe e os governos estadual e federal, para discutir e elabor um plano de desenvolvimento de curto prazo. A idéia é aproveitar o potencial de cada cidade e formatar políticas que beneficiem a todos. É uma iniciativa fantástica que não pode deixar de lado a geração de emprego e renda com base no Turismo, Pecuária, Apicultura, Agricultura Familiar, Piscicultura, Silvicultura, Artesanato e outras atividades que pontecializem as nossas riquezas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário