segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A GIGANTESCA CHAVE DO MERCADO DE CÁCERES VIRA NOTÍCIA NO ESTADO INTEIRO....


Dois empresários que eram proprietários de três supermercados no município de Cáceres estão sendo procurados pela polícia. Eles são suspeitos de terem aplicado um golpe calculado em mais de R$ 500 mil em fornecedores do município.
Na virada do ano, os dois teriam fugido da cidade deixando para trás dívidas trabalhistas, contas a pagar com fornecedores e levando mercadorias dos estabelecimentos comerciais.
Indignada, a população invadiu um dos mercados e saqueou parte dos produtos que ficaram nas prateleiras.O delegado Gustavo Garcia Francisco, em entrevista ao site da TV Centro América, disse que já foi aberto um inquérito para apurar o caso e que, a princípio, há indícios de crime de estelionato e formação de quadrilha.
Os irmãos Vanderlei Alves de Matos e Valter Alves de Matos se estabeleceram na cidade há sete meses e abriram o Mercado Rodeio. "Nos primeiros seis meses a atuação foi normal. Mas no último mês, dezembro, eles assumiram compromissos com diversos fornecedores, fizeram várias compras de valores altos e pararam de receber pagamentos no mercado com cartão de crédito e cheques", explicou o delegado.
Ainda segundo Gustavo Garcia, depois que conseguiram um montante em dinheiro, os dois deixaram a cidade. Antes, ainda levaram grande parte das mercadorias dos supermercados.InvestigaçãoPara funcionários e clientes, os empresários teriam dito que o supermercado fecharia as portas no dia 31 para balanço e que as atividades voltariam ao normal nesta segunda-feira, o que não aconteceu.
Cerca de 30 empregados exerceram suas funções até o dia 30 de dezembro. "Os empresários usaram um caminhão bitrem e transportaram quase toda a mercadoria. Agora, estamos à procura deles para interrogá-los".O delegado explicou que apenas nesta segunda-feira já foram ouvidas cerca de 30 vítimas, mas outras vítimas podem surgir ao longo das investigações. "De acordo com as declarações, consideramos que houve crime de estelionato.
É próprio desse tipo de crime ganhar a confiança das vítimas pagando em dia. É um jogo de persuasão para dar o golpe final", observou Garcia. Segundo ele, os empresários teriam até colocado preço muito abaixo para se desfazer da mercadoria de forma mais rápida.PrejuízoO prejuízo causado aos trabalhadores e a outros comerciantes da região ainda deve ser calculado.
"Apenas a Justiça do Trabalho tem como avaliar os danos trabalhistas. Com relação aos fornecedores, ainda não é possível estimar o valor com precisão porque sempre surge alguém que pode ter sido vítima. Calculo hoje, no primeiro dia de investigação, um prejuízo de mais de R$ 500 mil".O delegado instaurou inquérito e mobilizou parte do efetivo do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cáceres para tentar localizar os empresários e outras pessoas que poderiam ter participação no suposto golpe.
Arrombamento e saquesNo domingo, quando funcionários e fornecedores souberam que os empresários teriam deixado a cidade, houve tumulto em um dos supermercados. O estabelecimento foi arrombado e houve saques.
"A Polícia Civil e Militar controlaram a situação. A perícia constatou que houve arrombamento, saques, subtração de diversos gêneros alimentícios e outros bens do supermercado", disse Gustavo Garcia. Também foi aberto um procedimento para investigar o furto no supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário