terça-feira, 29 de junho de 2010

É O ADRIANO "FINCANDO" COM FORÇA NA TURMA !


O candidato a reitor da Universidade de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, da Chapa 1, lidera com ampla vantagem a preferência da comunidade universitária para ser eleito na próxima quarta-feira, dia 30. De acordo com pesquisa do Instituto Vetor, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, Adriano Silva tem 52,4% da preferência dos três segmentos, contra 15,5% de Edna Sampaio e 10,3% de Elias Januário.


Esses números referem-se a modalidade estimulada, em que acadêmicos, servidores e professores são informados sobre os três candidatos. A situação, porém, não se difere muito da modalidade espontânea. Adriano Silva tem 42,5% das citações, enquanto Edna Sampaio vem com 14,5% e Elias Januário 11,5%. Da estimulada para a espontânea o índice de indecisos cai de 26,1% para 17%. Entre uma modalidade e outra, Adriano sobe 10% e Edna cresce em torno de 5%, abrindo diferença para Elias Januário, que cai de 11,5 para 10,3%, consolidando-se na segunda posição.

O Vetor Pesquisas ouviu um total de 330 pessoas, dentro da paridade de votos, isto é, a ponderada de 33% para cada segmento da comunidade universitária. Foram ouvidos estudantes, professores e funcionários nas cidades de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Xavantina, Alto Araguaia e Alta Floresta. A margem de erro é de 5,2% para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, Adriano Silva possui a preferência dos técnicos, chegando ao percentual de 61,5%, e se destaca nos campi de Cáceres, com 68,5% e Tangará da Serra, com 72,7%. A rigor, o candidato da Chapa 01, no entanto, vence com folga em todos os segmentos da Unemat: ele tem 54,1% da preferência entre os professores e 41,8% entre os acadêmicos. Edna se sobressai em Nova Xavantina, com 38,1% das intenções de votos, enquanto Elias Januário tem seu melhor desempenho em Alta Floresta, com 36,8%.

O alto índice de definição detectada pela pesquisa em favor de Adriano Silva se deve, fundamentalmente, ao grau de conhecimento sobre o processo eleitoral. Segundo o levantamento , 94,5% sabem da eleição, que ocorrerá nesta quarta-feira. O grau de conhecimento é maior entre as mulheres e conforme aumenta a idade dos respondentes. Em contrapartida, o conhecimento das eleições é menor nos campi de Alta Floresta e de Sinop.


O levantamento indicou ainda que 83,3% dos entrevistados disseram que certamente irá votar para reitor. Outros 14,2% poderiam votar mas não tem certeza e apenas 1,5% certamente não irá votar.Os três candidatos são apontados pela comunidade universitária da Unemat por serem considerados preparados e competentes. O voto em Adriano Silva e em Elias Januário também são justificados por terem boas propostas.

Adriano leva vantagem ainda na justificativa de votos com citações de ter serviços prestados em favor da Unemat – pontos fracos de Elias e Edna. Os eleitores que disseram que votam em Edna Sampaio o fazem por considerar suas propostas coerentes. O candidato Elias Januário, da chapa 2, atual vice-reitor da Unemat, é, de acordo com o Vetor Pesquisas, o candidato com maior nível de rejeição na comunidade acadêmica.

Ele acumula 28,8% de eleitores que disseram que não votam nele para reitor. Essa percepção é encontrada principalmente entre os homens, os técnicos e no campus de Nova Xavantina. Adriano Silva, da Chapa 1, é o segundo, com 16,1%, pouco acima de Edna Sampaio, com 15,2% - configurando um empate técnico em rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário