sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CHEGANDO O FERRO NOS MALANDROS - Operação Mayhah prende traficante de Porto Esperidião que abastecia toda a região

A Polícia Federal em Cáceres deflagra esta manhã a Operação Mahyah, de combate ao tráfico internacional de entorpecente Mato Grosso emais 10 estados.

As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro deste ano com foco inicial em Porto Esperidião, onde mora o principal investigado e Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato.

Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 Kg de pasta base de cocaína, R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e diversos veículos.

Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí. São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.

Em Mato Grosso, serão 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião ,Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.

Ainda serão cumpridos mandados em Paraíso do Tocantins/TO; Ipatinga, Tarumirim e Belo Horizonte, todos em Minas Gerais; Luziânia e Caldas Novas, em Goiás, Maceió-AL, São Luiz-MA, Marabá-PA, Teresina-PI, Luiz Eduardo Magalhães-BA, Natal-RN e Jales-SP.

Alguns dos indiciados já estão presos e receberão novos mandados de prisão hoje em função das investigações darem conta de que continuam atuando no tráfico de drogas.

Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Porto Esperidião.

Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).

A expressão Mahyah tem correspondência em um dialeto siciliano e em árabe. No primeiro, significa máfia. Já em árabe quer dizer audacioso. O principal líder da quadrilha – cujo nome tem origem italiano, morava confortavelmente em Porto Esperidião e coordenava diretamente a quadrilha.

O homem vivia até agora certo que nunca seria preso, em atitude completamente audaciosa frente às instituições policiais de combate ao crime. Nesta operação, serão presos ele, a esposa, 3 filhos e o genro.

Prisões

Em uma fazenda em Porto Esperidião equipes apreenderam armas (pelo menos 2), drogas e 30 galos de briga. Até agora, está confirmada a apreensão de 04 veículos:


-01 Ford Fusion;

-01 Fiat Strada;

-01 Hyndai Sonata;

-01 Volkswagen Amarok;

-03 armas, sendo: um revólver calibre .22 e 11 munições;

-01 pistola, calibre .380;

-01 carabina calibre. 22.

15 pessoas já foram presas em Mato Grosso, entre elas o chefe da quadrilha, sua esposa, e o sogro.


Mandados de Busca e Apreensão Mandados de Prisão Preventiva


Mato Grosso Araputanga 1 1

Mato Grosso Barra do Garças 0 1

Mato Grosso Cáceres 2 5

Mato Grosso Cuiabá 4 4

Mato Grosso Curvelândia 2 2

Mato Grosso Glória D’ Oeste 1 1

Mato Grosso Lambari D’ Oeste 1 1

Mato Grosso Mirassol D’Oeste 2 2

Mato Grosso Porto Esperidião 12 7

Mato Grosso São José dos Quatro Marcos 2 2

Mato Grosso Várzea Grande 5 2

Goiás Caldas Novas 0 1

Goiás Luziânia 2 2

Tocantins Paraíso do Tocantins 0 1

Pará Marabá 0 1

Minas Gerais Belo Horizonte 0 5

Minas Gerais Ipatinga 0 1

Minas Gerais Tarumirim 1 0

São Paulo Jales 0 1

Bahia Luiz Eduardo Magalhães 0 2

Maranhão São Luiz 1 1

Alagoas Maceió 0 4

Rio Grande do Norte Natal 0 1

Piauí Teresina 3 1


Por: Assessoria em 25/11/2011 08:33:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário