domingo, 6 de junho de 2010

IRINEU DAS FARMÁCIAS, CRIOU O BANCO DO NARCOTRÁFICO EM CACERES !





O grupo criminoso liderado pelo traficante Irineu Silveira da Cruz, o chamado “Irineu das Farmácias”, instalou uma espécie de “banco do tráfico” em Cáceres, cidade da região Oeste de Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. A quadrilha, conforme a Polícia Federal era um dos mais organizados.Durante as investigações surgiram provas de que havia diversos subgrupos atuando em vários ramos do crime, tendo como principal atividade, o tráfico local e interestadual de substância entorpecente. Além de drogas, negociava carros roubados.
Segundo a PF, o núcleo A, conforme a PF era liderado por Irineu; o B era comandado por Maurício Sabino; o C tinha como líder Jacinto Ramos da Silva, o núcleo D era de Ronivaldo Dantas de Oliveira. O núcleo E era liderado por uma mulher: Dilza Ribeiro da Silva, a “Loira”; o F era comandado por Guilherme Moreira de Oliveira, o “JB” e o núcleo G era de Odair Jesus da Silva.
Embora a Polícia Federal não revele o valor dos bens seqüestrados, o inquérito cita entre as apreensões vários carros importados e algumas motocicletas. Entre eles: um Renault Clio placas CTI–9101; uma Toyota Hilux placa MRE-9658; um jeap Troller/T4 placa KAM-1374; Cross Fox placa NIJ-0914; um caminhão MBEL, placa GOY-4480 e as motocicletas Honda Falcon placa MSN-0777 e uma Honda CG Titan placa JZY-7579.
De acordo com o inquérito, não se comprovou o envolvimento da comerciante Maria Célia de Oliveira, nas atividades ilícitas. A prisão teria sido solicitada, porque ela tinha conhecimento das atividades criminosas do filho Danilo Gustavo de Oliveira. Nas conversas telefônicas com Danilo, interceptadas pela Polícia, com autorização judicial, ela o alerta para que tomasse cuidada, vez que descobrira que o grupo estaria sob investigação da polícia. A PF conclui que ela tem informações e provas que permitam desbaratar ainda mais as atividades criminosas da quadrilha.
Ao todo, 30 pessoas foram presas pela Polícia Federal na operação “Re-Volver”, deflagrada em 11 cidades de 3 estados das regiões Norte e Centro-Oeste. Somente em Cáceres, foram executadas 17 prisões. A prisão dos envolvidos, segundo a polícia, seria imprescindível para continuidade das investigações. De acordo com o inquérito, a permanência dessas pessoas em atividade dificultaria a apuração dos crimes praticados, uma vez que elas estariam em posição de fácil destruição das provas.
A operação “Re-Volver” originou-se a partir de resquícios da operação “Volver”, deflagrada pela Polícia Federal em junho do ano passado. Na ocasião, 26 pessoas foram presas e mais de 43 kg de cocaína apreendidos. O nome da operação é uma referência, em espanhol, à palavra “voltar”, por conta da reincidência dos investigados no crime. Irineu é apontado como líder da quadrilha. Ele já estava preso acusado de ser coautor do assassinato do vendedor de carros Ygor Dan, crime ocorrido no mês de maio na cidade.
“Ele era o receptador de veículos com chassis adulterados” – diz o delegado, sopbre Irineu. Além disso, para quem se interessava em atuar no tráfico, Irineu pegava o carro como penhora, garantia do valor do entorpecente distribuído. O resgate do veículo era feito com juros, segundo as investigações da PF. As investigações apontaram ainda que “Irineu das Farmácias”, financiava e vendia produtos químicos como ácido bórico para diluir e aumentar o volume da droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário