O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cassou o mandato de dois políticos do estado. Por três votos a dois foram cassados o deputado federal reeleito Eliene Lima e o deputado estadual José Geraldo Riva, que já teve o mandado cassado anteriormente por outro processo.
O julgamento começou no dia 06 de outubro e só terminou hoje. Seguindo o voto do juiz César Augusto Bearsi, o pleno acolheu parte da representação movida pelo Ministério Público Eleitoral, que pedia a cassação do deputado José Riva por compra de votos e gastos ilícitos de campanha nas eleições gerais de 2006.
Segundo o TRE, o processo traz provas suficientes que caracterizam a distribuição indiscriminada de combustíveis para os eleitores de Tangará da Serra, feitas por Eliene Lima e José Riva.
José Riva já foi cassado por compra de votos durante as eleições de 2006. Na época foram encontradas agendas e anotações que continham informações de pagamentos pelos votos em forma de remédios e materiais de construções.
Dessa vez, a cassação faz parte de outro processo. Se ele conseguir reverter o resultado da primeira cassação ele não poderá assumir o cargo e mesmo com os resultados desses dois processos, em fevereiro ele deve assumir a cadeira na Assembléia Legislativa como o deputado mais votado.
Em nota enviada à imprensa, Riva afirma que está tranqüilo pois o julgamento não o tornou inelegível. Até o fechamento desta matéria nós não conseguimos o posicionamento de Eliene Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário