quarta-feira, 23 de março de 2011

DEPUTADO CHAMA MINISTRO DE 'MORENO ESCURO' E É MOIDO NA IMPRENSA EM MT

O deputado federal Júlio Campos (DEM) afirmou ao MidiaNews que não pretende pedir desculpas ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, por tê-lo chamado de "moreno escuro".

"Não me arrependo de ter usado a expressão porque não o fiz com maldade; não queria ofender o ministro. Por isso não vou pedir desculpas... Porque não o ofendi. Mas estou esclarecendo a maneira que aconteceu, não falei nada pejorativo, até usei o termo 'ilustre ministro'", disse Júlio, de Brasília, no início da noite.

Ele reiterou que usou o termo "moreno escuro" com a "maior gentileza". "Foi sem nenhuma maldade... É que eu não lembrava o nome dele na hora", disse.

O deputado proferiu a expressão nesta terça-feira (22), durante uma reunião do partido, enquanto criticava o foro privilegiado a que tem direito as autoridades brasileiras.

"Essa história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima (ex-governador da Paraíba) precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo. Aí, já viu", afirmou.

"É típico"

Outro argumento utilizado pelo parlamentar para se justificar foi o de que usar esse tipo de expressão é corriqueiro em Mato Grosso.

"No nosso Estado é típico chamar a pessoa como ‘gordinho', ‘moreno escuro'. Por isso não falei nada com maldade, até usei o termo ‘ilustre ministro moreno escuro'", disse.

Ele afirmou que procurou o chefe de gabinete do ministro do STF, chamado de Marco Aurélio, para se explicar. "A imprensa deturpou, achando que eu tinha feito com maldade. Não foi isso... É que a maldade é muito grande em Brasília", disse.

Ex-governador e ex-senador, Júlio Campos disse que não considera o episódio como um "deslize". "Não foi porque não falei com sentido pejorativo; só não lembrei o nome dele na hora. Não houve desdém", afirmou.

O parlamentar disse ainda que entende a repercussão, porque "qualquer coisa que é falada em Brasília é noticia, repercute o dia inteiro, mas o pessoal leva para o campo da maldade".


COMENTARIOS -  (confira as moidas no deputado kkkkkk)

Reverton Barbosa de Rezende

23.03.11
09h11

Nosso estado só aparece em midía nacional com imagem negativa devemos avaliar melhor os nossos representantes,que nao medem nem as palavras. "moreno escuro, gordinho termo pejorativo da cultura campos"

Silvana

23.03.11
09h10

Hoje em dia o politicamente correto seria dizer negro, pois essa cor moreno escuro ou moreno claro não existe. Porém quando chamamos alguém da raça negra de negro, a pessoa se ofende e aí somos taxados de racistas.

Márcio


23.03.11
08h18

Praticou crime de Injúria Qualificada.

Bonito isso pra um parlamentar né?

Parabéns Deputado. Conseguiu destaque nacionalmente!

Antonio Negro

23.03.11
08h13

É sem maldade que se ofende os outros....

Depois a arrogância impede que reconhece que a ofensa é para que a recebe e não para quem a dá.

Sr. Deputado.... Não envergonhe MT!!!!

Vai estudar!

adauto

23.03.11
01h33

Vislumbrei grande preconceito na fala do Dep. Júlio Campos quando se referiu à pessoa do digníssimo do Ministro do STF Joaquim Barbosa. Idêntica opinião tenho quando -- nos embates eleitorais - os mais aguerridos duvidam da masculinidade de alguns candidados.

Mariney

23.03.11
01h17

Eu não vejo um grande mal, alguém ou mesmo um ministro ser chamado de "moreno escuro". Tem muita coisa pior acontecendo no mundo. Alguem sabe o que muitas crianças comem no Haití? Pois é, elas comem terra!!! E se alimentam, quando podem, de 2 em 2 dias. Isto sim é uma ofensa ao ser humano.

Amilton Gavião

23.03.11
00h30

Pura bobagem. Eu usaria um termo para identificar um conhecido meu que é MORENO CLARO. Daí ninguém falaria nada não? Então reconheço que JC não quis agir com maldade. Só quis identificar alguém que ele não lembrava o nome, falando moreno escuro. Acho que estão levando muito à risca as coisas. Daqui a pouco não vai dar pra falar nem "Afro brasileiro" que vai dar processo, porque os termos "preto" e "negro" não dá mais pra falar...

Eduardo Bottura


23.03.11
00h26

Racista é quem acha racismo estar se denegrindo alguém ao chamá-lo de "moreno escuro". Se a pessoa é morena escura, nada mais normal que seja chamada de sua cor, da qual deveria ter orgulho.

Priscila

23.03.11
00h08

Bando de hipócritas!!!!!

Estou com vc Júlio Campos.

Alessandro

22.03.11
23h42

Eu tb não tenho maldade em chamar o Sr. Deputado digno de não receber mais meu voto.

alon moreira dos santos

22.03.11
23h34

Gordinho,escurinho,moreno escuro. Eu particularmente

Um comentário:

  1. Pior do que o comentário é a justificativa, mais honroso seria dizer que por estar movido por um momento de grande emoção se deixou levar pelo seu próprio preconceito de achar que uma pessoa da raça negra, negra e não "morena escura" ou "morena clara", não possa ocupar uma cadeira tão importante e sob tudo que não tenha competência para proferir julgamentos...

    ResponderExcluir