domingo, 29 de maio de 2011

"BERLINDA" - VERINHA É SUSPENSA DO PT E NÃO PODERA SER CANDIDATA !

Vera Araújo, secretária-adjunta de Estado de Justiça e Direitos Humanos, é a primeira a ser punida pelo diretório regional do PT, que começou a reunião às 13h deste domingo, sem previsão para terminar. Por um placar de 25 a 20, os membros da Regional aprovaram o relatório da Commissão de Ética pela suspensão da filiação da ex-deputada por 3 meses e ainda advertência.

Isso traz sérias implicâncias à vida partidária de Verinha. Ela não poderá, por exemplo, ser candidata em 3 de outubro do próximo ano. É que a lista de filiados, conforme determina a legislação, precisa ser apresentada à Justiça Eleitoral até setembro, ou seja, um ano antes do pleito. Sendo assim, não poderá constar o nome de Verinha. Mesmo que ela recorra à direção nacional e consiga êxito, não haverá efeito suspensivo.

A votação do processo de Verinha foi marcada por bate-boca. O clima é tenso entre os petistas, tanto em relação aos quase 50 membros do diretório estadual que estão reunidos no salão do hotel Paiaguás, à avenida do CPA, em Cuiabá, quanto dos grupos que aguardam o resultado do lado de fora. O deputado federal Ságuas Moraes, presidente da legenda, é quem conduz a reunião.

Verinha foi punida por infidelidade partidária. Ela não apoiou o ex-deputado federal Carlos Abicalil para senador. Em sua defesa, alegou que não recebeu material da campanha do colega para imprimí-lo na gráfica junto com o seu de candidata à deputada estadual. Essa explicação não foi suficiente para convencer nem a comissão de Ética, que apresentou relatório pela suspensão do partido por 3 meses e mais advertência, e nem a maioria dos membros do diretório que mantive a decisão.

Vince e cinco votaram pela manutenção do relatório e, 20, pela absolvição. Tanto Abicalil quanto Verinha foram derrotados nas eleições de 2010. Mesmo assim, conseguiram empregos. Hoje, ele ocupa cargo no Ministério da Educação, em Brasília. Verinha se tornou adjunda da Educação do governo Silval Barbosa.

O diretório vai votar mais três processos neste domingo. O próximo agora envolve Eroísa de Mello, que faz parte do próprio diretório regional. Ela responde também por infidelidade à candidatura Abicalil. A comissão pediu que ela seja punida com advertência. Dos quatro acionados, Eroísa é quem deve receber a "pena mais branda". Depois, entram os processos sobre o vereador cuiabano Lúdio Cabral, cujo relatório pede suspensão de 6 meses e advertência, e a ex-senadora Serys Marly, com pedido de expulsão já aprovado pela comissão de Ética.


Fonte:rdnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário