domingo, 22 de maio de 2011

O GORDO CHEGANDO A "TAQUARA" NA BUGRADA EM SUA NOVA COLUNA ..... chora meu povo!

Legado do FIP

esde 2005 atuo na Assessoria de Imprensa do Festival de Pesca e do ponto de vista econômico, sempre tenho dito que é preciso analisar os resultados gerados por um evento para planejar o próximo. Para os organizadores, o maior ganho político é o legado deixado pelo Festival. Indiscutivelmente, o FIP 2011 superou as expectativas dos comerciantes e da população.

Analise

Levantamentos preliminares junto a restaurantes, postos de combustíveis, hotéis, supermercados e prestadores de serviços, apontam para um resultado altamente positivo. Isso atesta que mais uma vez o Festival cumpriu a sua função de gerar renda. Só na área do evento, foram gerados 2 mil postos de trabalho temporário, durante 20 dias.

Cidade

Além de gerar renda, o FIP também contribui com a melhoria da cidade. A necessidade de apresentar uma cidade limpa, iluminada, sem buracos e sinalizada, fez com que o poder público municipal fizesse a sua parte. O trabalho de recuperação da cidade ainda está em andamento, porém o que foi já mudou o aspecto de algumas locais como a pujante Avenida São Luiz.

Profissionalismo

A atual gestão do prefeito Túlio Fontes, assim como a de todos que passaram pela prefeitura desde que o FIP foi criado, está deixando o seu legado para o evento. Com duas ações ousadas, ele resgatou a grandeza do FIP. Ao carregar a programação com grandes shows nacionais, ele fez o Festival voltar a atrair investimentos e justificar a sua existência como gerador de renda. O prefeito também assumiu um desgaste político, e mudou a data do evento de setembro para maio. Este ano, novamente Túlio Fontes peitou um eventual desgaste ao acatar a recomendação de técnicos da Sematur para unificar as categorias masculina e feminina do torneio de pesca motorizada.

Mudanças

O FIP é uma receita de bolo que precisa apenas ser melhorada. As mudanças são fundamentais para acompanhar a evolução do mercado turístico. Em minha opinião, mais uma mudança importante deve ser feita para 2012. O evento deve ser reduzido de 9 para 6 dias, para se adaptar a nova realidade do mercado de eventos. Digo isso, porque as experiências têm mostrado que para atingir o seu propósito, o FIP só precisa ter um show gospel, um show católico, um show regional e três grandes shows nacionais.

Foco

Para o ano que vem também é preciso focar os objetivos. A programação esportiva, incluindo os torneios de pesca, está ajustada e só precisa voltar a atrair uma quantidade maior de competidores. Para isso é precisa antecipar a divulgação. Para mim, duas grandes deficiências do FIP precisam ser corrigidas urgentemente. Temos que ter uma Feira de Artesanato com artesões de Cáceres e uma Praça de Alimentação com só com Comida Regional.

Gestão

E temos condições de mudar e melhorar. Hoje a maior parte dos técnicos da Sematur são servidores de carreira que possuem capacidade para promover as melhorias necessárias. O que eles precisam é de uma liderança especializada, que tenha jogo de cintura político e saiba lidar com os holofotes e as pressões. A Sematur e o FIP são muito importantes e não podem ser geridos por amadores.

PMDB

O desenho político para 2012 está pronto. O PMDB do governador Silval Barbosa será o grande adversário de Túlio Fontes (DEM), nas eleições do ano que vem. O movimento de filiação liderado recentemente pelo reitor da Unemat, Adriano Silva e as recentes declarações do deputado federal Pedro Henry (PP), que seu partido não tem um nome de peso para encarar a disputa, atestam isso. O PMDB assumiu a condição de forte opositor porque tem vários nomes para disputa. Zezinho Lacerda, Tato Giraldelli, Bruno Homem de Melo, Francis da Cometa, Marcinho Lacerda e o reitor Adriano Silva fazem parte de uma lista de onde sairá o adversário de Túlio Fontes.

Filiações

Entre os novatos que aderiram recentemente ao PMDB, estão o secretário de Planejamento da prefeitura de Cáceres, Adilson Reis, o ex-presidente do PV, Zé Bento Bianchini, a diretora do Colégio Frei Ambrosio, Neuliane Garcia Cestari e o empresário Tato Giraldelli, que é pré-candidato a prefeito. O secretário de Obras, José Eduardo Ramsay Torres, que já era filiado, manifestou desejo de continuar no PMDB. Além destes nomes, o reitor Adriano Silva está levando para o partido diretores de escola, professores da Unemat e o irmão, o ex-vereador Alcy Silva.

Polêmica

As noticias da presença de Zé Eduardo e Adilson Reis no PMDB já geram polêmica. Adriano quer que os dois entreguem seus cargos na prefeitura e se coloquem na oposição. Já o prefeito, está se sentido traído e pode pedir os dois cargos a qualquer momento. Analisando a situação, tanto Adriano quanto o prefeito, estão certos. Zé Eduardo e Adilson precisam definir de que lado estão.

Candidatura

As atenções nesta celeuma estão todas voltadas para Zé Eduardo Torres, que é candidatissímo a vereador. O projeto do filho de Ruse Torres é sério e já fez com que Alcy Silva e Tarcisio do Porto Belo recuassem das suas candidaturas para apoiá-lo.

Terceira via

Se a fome dos chupins prevalecer, o médico Leonardo Ribeiro, sem partido, pode herdar de Da Silva (PTC) e Beto da São Lucas (PSC), o titulo de candidato a qualquer coisa e enterrar cedo uma promissora carreira. Instigado por alguns profissionais da política, por amigos e alguns simpatizantes, Ribeiro botou na cabeça que quer ser prefeito. Como diz um Neguinho amigo meu, se não abrir o olho vai acabar catando latinha.

Rapa canoa

O suplente de vereador Luiz Alberto Vargas, a filial do Riva em Cáceres, está estruturando o PSD na cidade. Ele formalizou convite para várias lideranças entre elas os vereadores Antonio Salvador da Silva (PSDC), Cabo Nilson Pereira (PRB), José Élson Pires (PR) e para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), Vivaldo Gonçalves. Todos os órfãos dos Henry também já foram convidados para entrar no partido de Riva.

Caso de policia

O PSB de Cáceres virou caso de policia. A disputa pelo comando do partido e o direito de indicar cargos na administração, é tão séria que já teve até ameaça de morte. O principal conflito seria entre Paulo Nicole e Moacir Barbosa, ex-presidentes da legenda. No meio do tiroteio está o grandalhão Claudinei Silva.

PRB

Pelo jeito não vai sobrar ninguém no PRB de Cáceres. Revoltados com o vereador Cabo Nilson Pereira que não teria honrado um acordo de rodízio e cargos, a maioria dos filiados, inclusive o presidente Nilson Magalhães, está de mudança para uma nova legenda. Para não correrem o risco de ter outro Cabo Nilson pela frente, o grupo diz que não aceitara filiação de vereadores, ex-vereadores e suplentes de vereadores.

Desmoralização

Ao declarar ao Jornal Expressão que o PP não tem nome à altura para disputar a prefeitura de Cáceres no ano que vem o deputado federal Pedro Henry (PP), desmoralizou o que restou do seu grupo político na cidade, especialmente os vereadores Leomar Motta e Alvasir Alencar. É a velha tática do “Modess”: usou joga fora.

Dinheiro não é problema

Nos próximos dias a TV Descalvados (SBT), da família Henry volta ao ar depois de ter tido os seus bens penhorados pela terceira vez para pagar uma ação de calunia, em que o considerado Edmilson Campos e a TV foram condenados por chamar a primeira dama Gisele Fontes de ladra. Fonte da Coluna que trabalha na TV, diz que já foram adquiridos novos equipamentos e que para impedir um novo limpa, Pedro Henry teria depositado o valor do débito em juízo.

Não muda

Uma Fonte que participou de uma recente reunião do Conselho Estadual de Saúde revelou que o secretário de Saúde, Pedro Henry teria se colocado contra a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento em Cáceres (UPA). Ele teria dito que a cidade não precisa e não tem condições de manter uma unidade de saúde deste padrão. O detalhe dessa história sórdida, é que a UPA foi articulada junto ao governo federal pelo prefeito Túlio Fontes. Tá na hora mesmo do Pedro partir para Santa Catarina ou para o Nordeste.

Greve

Continua a queda de braço entre a prefeitura e os servidores em greve que pleiteiam aumento salarial. Sem dinheiro e a beira de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito Túlio Fontes disse que só pode promover o reajuste de 6.30%, corrigindo perdas conforme estabelece a data base da categoria. Os grevistas, principalmente da Educação, querem mais e tratamento diferenciado. O embate é legal e saudável, apesar de estar provocando prejuízos em alguns setores, porém o que me preocupa são as fissuras do processo. Outro dia me arrepiei ao ouvir o presidente do SSPM, Vivaldo Gonçalves bater no radialista da Radio Club FM, Luizmar Faquini, durante uma entrevista na Radio Difusora AM. Isso não é a primeira vez que ocorre e não é bom!

Elisângela

A conterrânea Elisângela Pouso Gomes, ex-integrante do grupo dos Henry é mais um que abriu do grupo. Há 30 dias ela passou a ser um dos dois advogados da Câmara de Cáceres, por indicação do presidente Antônio Salvador da Silva (PSDC).

Cupido de Pedro

Por falar em ex-Henrista, o cupido do deputado federal Pedro Henry, Luiz Augusto Garcia Sales (Puca), seria o proprietário do Balada Motel, inaugurado recentemente na Avenida São Luiz na saída para Cuiabá. Fico contente, pois é um bugre investindo na sua cidade. Nossos cumprimentos e sucessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário