sábado, 3 de abril de 2010

NOVIDADE NO MERCADO : "VELÓRIO TEMÁTICO"


O seu velório pode deixar de ser aquele evento de ar lúgubre, pesadão, choroso. Veja o que eu li na Folha: "Um enterro em que o defunto, sempre o personagem principal, recebe cenário e produção artística. Inspirada na experiência de Las Vegas, uma funerária do interior de São Paulo passou a promover recentemente velórios temáticos em que são feitas homenagens ao morto com aquilo que ele fez de melhor ou mais gostava de fazer em vida.

O negócio é assim: defunto pescador ou fã de pescaria, velório com anzóis, caniço, molinetes, samburá, redes, lanternas, fotos (para provar que as histórias do pescador não eram mentira) e até motor de popa usado no barco.

Em geral, os adornos são peças e objetos pessoais que pertenceram ao morto e são doados pelos familiares para montar o cenário fúnebre.

Entre os velórios temáticos já realizados pela funerária Rosa Mística, que atende a região de São José do Rio Preto (a 441 km de São Paulo), estão os relacionados a futebol (com uniforme, meião, chuteira, bola profissional e troféus que o morto recebeu em vida) e a rodeios (com chapéu, cinto e botas de couro, sela de montaria, espora e toda a indumentária dos peões).

E quem vai, sai de lá com brindes: anéis com o nome (e data de nascimento e morte) do defunto e o tradicional santinho estilizado, que virou um cristal com o rosto do morto esculpido ao fundo. No telão, um DVD exibe um filme com imagens de quem passou daquela para melhor.

"Essas homenagens geralmente são feitas pelo que a pessoa morta mais brilhou durante a vida", diz Rolando Nogueira, dono da funerária. Cada velório temático, a depender da produção, custa entre R$ 1.000 e R$ 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário