Três bolivianos resgatados pelo Consulado da Bolívia precisam de ajuda para voltar para casa. Eles chegaram em Cuiabá na quinta-feira, após percorrerem 225 quilômetros a pé, sem comida e sem água.
Um dos jovens, Marcos Tusco, 21, contou que eles moram com os pais em São Paulo (SP) e foram para a Bolívia visitar os avós e outros familiares. Na segunda-feira passada, retornavam para casa, mas ao chegarem na rodoviária de Cáceres, eles foram assaltados. "Os bandidos levaram nosso dinheiro das passagens e nossas bagagens. Ficamos sem nada".
Tusco conta que, como não conseguiram carona, decidiram seguir a pé. Foram 2 dias e meio de viagem para chegar em Cuiabá. "Pedimos carona, mas ninguém parava. Como não tínhamos nem dinheiro e as pessoas não nos ajudavam por desconfiança, tivemos que comer mangas no caminho. Se não fosse isso, não conseguiríamos prosseguir por causa da fome".
Emocionado, o jovem disse que foram dias difíceis, que jamais imaginava passar. "Eu nunca pensei passar por uma situação como esta e não desejo para ninguém".
A ideia dos 3 era continuar o percurso a pé, até conseguir carona. Mas ao chegar na rodoviária de Cuiabá, muito cansados, eles pararam para descansar. Algumas pessoas se solidarizaram com a história e comunicaram o Consulado.
O cônsul José Luiz Fontes disse que assim que recebeu a informação foi até o local e resgatou os jovens. "Eles estavam sem comer, sem tomar banho, sem nada, totalmente abandonados e desorientados. Se não chegássemos a tempo, eles iam seguir a pé até São Paulo".
Agora, o consulado espera ajuda financeira para possibilitar a eles uma viagem digna até a cidade onde residem. "A intenção deles era passar o Natal com a família, que trabalha com confecção de roupas em São Paulo. Mas isso não vai ser possível. Vamos proporcionar alimentação e pouso para eles até conseguirmos as passagens. Qualquer doação é bem vinda".
As doações podem ser feitas diretamente no Consulado, que fica na rua Casca Dura, número 210, no bairro Jardim Guanabara, ou pela conta da entidade: Banco do Brasil, agência 1216-5, c/c 59054-1. Os interessados ainda podem ligar para (65) 3627-4937.
fonte:jornaloeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário