segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FUGITIVOS DO CADEIÃO DO NOVA ERA SÃO PRESOS E 'LEVAM SURRA' DA POLICIA BOLIVIANA



Dezesseis brasileiros todos foragidos da Justiça em Cáceres, foram presos pela Guarda Nacional Boliviana. A prisão desse bando ocorreu durante uma festa na cidade de San Mathias, os policiais cercaram o local a efetuaram a detenção de todos, um deles de nome Alonso Ribeiro da Silva, está sendo investigado naquela cidade como autor de pelo menos três homicídios. Outro nome o qual a reportagem teve acesso é Leonir Moraes, que usa diversos nomes falsos, tem vários mandados de prisão em aberto em Cáceres.De acordo com informações levantadas em San Mathias, esse grupo estava disparando tiros a esmo, além de causar confusões naquela região.

A informação de uma fonte ligada aos parentes de pelo menos três deles é que – foram transferidos para o complexo penitenciário de Palmasolla – em Santa Cruz de La Sierra -. Essa fonte aponta que os brasileiros foram surrados no estilo boliviano ,- colocados despidos de frente para uma parede, enquanto os policiais se revezam com uma ripa de cerca de 3 metros com 10 centímetros de largura, sendo que cada brasileiro “ganhou “ 10 ripadas nas nádegas. Não bastassem as lesões da madeira, para aumentar a dor, os bolivianos untam a extremidade da vara com extratos de pimenta. Isso seria uma forma castigo mais cruel com os brasileiros “perfugos” como eles dizem – foragidos -.

A pratica de tortura com ripas de madeiras não é novidade na Bolivia, no ano passado a TV Record documentou uma sessão semelhante ,a cidade Cobija, região que faz divisa com o Acre. Em San Mathias há equipe treinada para uso da ripa contra criminosos brasileiros.

Familiares queriam trazer os presos para Cáceres, no entanto, pelo fato deles serem investigados por crimes naquele país, foram recambiados a Palmassolla, enquanto se apuram as suspeitas. Alonso e Lenoir são apontados como os mais perigosos. Além disso em 2009 outro brasileiro Wagner Bispo dos Santos, o Cowboy, teria assinado um vereador boliviano também em San Mathias. No Brasil Cowboy é denunciado como integrante da “Operação Volver”.

San Mathias que fica a 80 quilômetros de Cáceres é um dos redutos mais procurados por foragidos da Justiça. De acordo com dados de autoridades brasileiras estima-se que cerca de 150 criminosos brasileiros teriam entrado de maneira clandestina no território boliviano, sendo que 90% deles são fugitivos dos presídios de Mato Grosso.

Nas varas criminais de Cáceres – 1ª, 2ª e 3ª – a informação da prisão desse grupo de brasileiros é confirmada, mas havia a alegação que eles não tinham recebido nenhum comunicado oficial das autoridades bolivianas.

Uma servidora do fórum de Cáceres revelou que duas mães de brasileiros, estiveram no Poder Judiciário tentando o recambiamento de seus filhos para Cáceres. Conforme relatos dessas mães, os seus filhos teriam apanhado tanto ao ponto de não poder sentar. A exemplo, de outras fontes , as mães relataram que ocorreram o emprego de castigo “medieval” com 10 ripadas para cada individuo, sendo também utilizado extratos de pimentas nas extremidades desses cacetes.

A reportagem tentou contato com as autoridades bolivianas, mas não houve retorno.


Por: João Arruda em 06/02/2012 15:43:58

Chegando a 'TÁCA' , vulgo ' Comentários'

bugre (fronteira) | 2012-02-06 15:50:54
ahhhh!!!!!!! se por aqui nós tivessemos essa acolhida carinhosa nos bandidos. Tenho certeza que haveriam muito menos crimes e criminosos a solta. Viva os Bolivianos.
Dyana Silva (Cáceres) | 2012-02-06 16:03:12
Quem disse que na Bolivia nao tem justiça? Quem sabe com essas palmadas bolivianas, esses criminosos pensem duas vezes antes de praticar qualquer crime!
viva la bolivia (cáceres) | 2012-02-06 16:39:33
que bom adorei tem que descer a taca mesmo nesses safados, aqui devia ser assim tbm. pelo menos eles pensariam, antes de praticar o crime. viva la grande polcia nacional boliviana... mete els no pçalmasola. lá todos os dias é um chá de tabuada.... hehe...
sergio (cáceres) | 2012-02-06 16:38:22
Esse tipo de tratamento deveria ser liberado aqui no brasil também para melhor educar esse tipo de gente vagabunda, o que eu acho extramamente rediculo e essas mães que ficam defendendo e porcarias se elas não souberam dar educação o mundo tem de educar..
sergio (cáceres ) | 2012-02-06 16:46:58
os senhores magistrados não devem nem ir atrás de tipo de gente deixa eles apanharem mais um pouco lá, com esse tipo de educação da policia boliviana eté eu queria ser policial lá e queria ensinar esses bandidos a respeitarem a lei.
alex (caceres) | 2012-02-06 16:55:40
o povo boliviano a maioria sao pacifico, são gente boa o brasileiro que tem o famosos sangue ruim mesmo...na bolivia e possivel ver garotos de 12 anos caçando com 22, aqui no brasil se dá uma 22 a um menor de idade sai matando todos ate parente do mesmo..
Felicia (Cuiabá) | 2012-02-06 16:58:30
!!!Viva a los hermanos!!!
Observadora (Cáceres) | 2012-02-06 17:19:25
Sérgio, vc deve ser novo p/entender da vida, nenhuma mãe pede p/ ter um filho assassino ou coisa parecida, vc vai ser pai um dia... nunca podemos dizer, q. dessa àgua ñ beberei
Pariente (Caramujo) | 2012-02-06 18:56:35
Bom saber disso pelomenos os jornalista param de falar que BOLIVIA e um pais sem LEI,sendo que os que fazem baderna são os proprios BRASILEIROS!A PF poderia se unir com a policia BOLIVIANA para trazer todas esses bandidos para a Cadeia onde e lugar deles....
GUATO (CACERES ) | 2012-02-06 18:25:36
SERA Q FIZERAM ISSO COM SEU HENIO PROFIRIO DE CAMPOS QDO FICOU FORAGIDO POR ANOS EM SAN MATIAS ATE Q ELE CAIU DE NOVO AQUI... EM TEMPO SERA Q ELE AINDA ESTA PRESO OU JA SAIU PQ É PAI DO CAFE NO BULE RSRSRSRSRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário