segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DE 322 APONTADOS COMO "FICHA SUJA" 6 SÃO DE MT (abre o ôio moçada)

Dos 322 nomes que tiveram suas candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa (Lei complementar 135/2010), seis são de Mato Grosso. Segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco, os nomes barrados são réus em ações penais, foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas ou presos em ações das polícias Civil e Federal.

A lista dos mato-grossenses inclui o ex-governador Carlos Bezerra (PMDB), candidato a deputado federal, réu na Ação Penal 520 (Peculato, crime contra a administração em geral, crime contra a Lei de Licitações. Data de autuação: 06/10/2009). Os candidatos a deputado estadual Gilmar Donizete Fabris (DEM), Jaime Marques Gonçalves (DEM), Oscar Martins Bezerra (PSB) e Willian Tadeu Rodrigues Dias (PSDB) também foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa.
O caso mais grave envolve o coordenador da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional e candidato a deputado federal Pedro Henry (PP). Barrado também com base na Lei da Ficha Limpa, ele é réu na Ação Penal 470 por crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, formação de quadrilha ou bando, por crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores. Ele foi autuado em novembro de 2007.
A lista com os 322 nomes está distribuída por 25 estados (todos, com exceção do Rio Grande do Norte) e pelo Distrito Federal. Muitos brigam por uma cadeira no Parlamento federal ou estadual, importantíssima trincheira do combate eleitoral para a qual muitos eleitores ainda dão pouca importância. Outros são candidatos a governador. Não há entre os postulantes à Presidência da República nenhum que se enquadre nos critérios acima citados. (Com informações do Congresso em Foco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário