terça-feira, 28 de setembro de 2010

UM SONHO DE FESTIVAL (Edson Flávio é cerimonialista e servidor público municipal)

Alguns sonhos vivem para sempre no tempo. Eles não morrem enquanto não forem realizados. Há mais de treze anos, alimentamos o sonho de ter em nosso municipio a terceira edição de um festival que fosse belo, que fosse grande, que nos emocionasse. Este sonho aconteceu!

Cáceres, de 22 a 26 de setembro foi a Capital Mundial do Folclore. Foram mais de 200 artistas, mais de 60 espetáculos, divididos em 5 dias de programações distribuídas ao longo das horas de cada dia.

Músicos, dançarinos, folcloristas de seis países, em especial do Mato Grosso, e centenas de voluntários, fizeram dessa semana, uma grande confraternização, levando a mensagem de paz, harmonia e integração entre os povos. Foi um sonho de Festival!

Quero registrar que a terceira edição do Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso 2010, só foi possível, graças a realização da Prefeitura Municipal de Cáceres, com o apoio de todas as suas secretarias e da Associação Organizadora do FIFOLK – MT, formada por artistas que sonharam com esse evento, contando com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo , e a colaboração especial da Sociedade Civil Organizada, 2º B Fron, Diocese de São Luiz de Cáceres, Empresas Privadas e ao trabalho primoroso e profissional de centenas de voluntários, sem estes partícipes nada seria possível.

Terminados os espetáculos, fechando-se a cortina do palco e apagando-se as luzes dos shows. Depois de cada dança, de cada sorriso, de cada amizade conquistada, de tantos aplausos, o que fica é o desejo de mais um festival. Fica a saudade dos grupos, do corre-corre, da alegria do público que lotou a Praça de Eventos da Sematur. Fica o cansaço, a sensação do dever cumprido. Fica a certeza de que Cáceres tem tudo para voltar a ser a Capital Internacional do Folclore no Brasil.
Nossa cidade mostrou aos países que nos visitaram que sabe acolher todos os povos! Seus cantos e encantos contagiaram a todos. Seja pela exuberância pantaneira, seja pela história da cidade.

Embora tudo isso tenha importância, o que não cansamos de ouvir dos participantes foi do calor humano que aqui receberam. Todos os grupos que aqui passaram possuem uma vivência internacional de longa data e, todos foram unânimes em afirmar que Cáceres vai ficar marcado na vida de cada um, pois aqui sentiram-se mais que artistas. Sentiram-se irmãos de todos!
Ontem anunciamos o fim do festival, mas não o fim do sonho. Porque o sonho de realizarmos anualmente este grande festival continuará sempre.
Em 2011, estaremos mais uma vez unidos pela cultura, pelo folclore e pela paz mundial, lutando pela realização do 4º Festival Internacional do Folclore de Cáceres.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário